Panorama
 
 
 
 

CONSELHO CONSULTIVO PRIVILEGIA PARTICIPAÇÃO E PARCERIAS NA GESTÃO DO NÚCLEO SÃO SEBASTIÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2005

21/10/2005 - O Conselho Consultivo do Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar - PESM vai realizar, no próximo dia 24 de outubro, às 17 horas, uma reunião para discutir a questão do uso sustentável dessa unidade de conservação e para esclarecer a população acerca de temas como plano diretor, plano plurianual, programa de congelamento de áreas irregulares e a lei de acessibilidade.

O encontro vai se realizar na Pousada das Praias, na Rua Piaui, 90, em Camburi, reunindo técnicos do Instituto Florestal, Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais - DEPRN e da Polícia Militar Ambiental, órgãos vinculados à Secretaria do Meio Ambiente do Estado, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, Petrobras, Centro de Biologia Marinha - CEBIMAR, da Universidade de São Paulo - USP, Prefeitura de São Sebastião e Câmara dos Vereadores de São Sebastião, que representam o segmento governamental dentro do Conselho Consultivo.

A sociedade civil participa do conselho por intermédio de representantes da Ambiental Litoral Norte - ALNORTE, Fundação Animália, Federação Pró-Mata Atlântica, que reúne 15 sociedades de amigos de bairro da costa sul de São Sebastião, Facenorte, que possui reúne 8 associações de moradores, UniSantos, Faculdade de São Sebastião, Goldwana, Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN, Associação Costa dos Alcatrazes, Associação dos Moradores de São Sebastião - MAS, Fundação do Mar de São Sebastião - Fundamar, Caetê Ecolazer e o grupo de cultura caiçara São Sebastião Tem Alma.

Segundo Edson Lobato, diretor do Núcleo São Sebastião, esta é a sétima reunião do conselho que, desde o início, procura destacar “a gestão participativa e as parcerias desenvolvendo um trabalho de conscientização, conforme as necessidades da região”. Lobato ressalta que o Conselho Consultivo desempenha um papel importante para estabelecer o uso adequado dos 30 mil hectares do núcleo, que estendem pelos municípios de São Sebastiaõ, Bertioga e Caraguatatuba.

O uso sustentável dos recursos existentes no núcleo já foi objeto de estudos de um comitê gestor, no período de 1998 até 2002. Em 2004, para estabelecer parcerias com essa finalidade, foi criado o Conselho Consultivo que se reúne bimestralmente. Para Lobato, "o parque era visto como um estorvo por restringir o desenvolvimento da região, mas, por intermédio do conselho, a comunidade foi se conscientizando da importância do patrimônio cultural, social e ambiental”.

Desta maneira, as reuniões são dedicadas atualmente à discussão de planos de manejo, estabelecendo diretrizes básicas de proteção, ecoturismo, preservação e pesquisas, além de planos de melhoria, como a proposta de uma nova sede, maior e mais estruturada.

Os Conselhos Consultivos foram criados pelo Decreto Estadual nº 49.672, de 6 de junho de 2005, para, conforme trecho do Artigo 3º, "compatibilizar a presença da biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável do contexto regional."

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Silvia Borges)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.