Panorama
 
 
 
 

ENCONTRO NO RIO DISCUTE TURISMO SUSTENTÁVEL E REÚNE GRANDES EMPRESAS DO SETOR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

18/10/2005 - De 24 a 30 de outubro, a cidade do Rio de Janeiro recebe dois dos maiores eventos do turismo do Brasil: o 2.º Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável-Destinations2005, no Forte de Copacabana, e a Abav 2005 – Feiras das Américas, reunindo as grandes empresas do setor do turismo, além de estados, países e destinos turísticos, no Rio Centro. A intensa programação inclui debates com convidados internacionais, reunião de ministros de Turismo da América do Sul, seminário sobre turismo e artesanato dos países ibero-americanos, atrações gastronômicas, culturais, turísticas, venda de roteiros turísticos, além do lançamento do Salão do Turismo 2006.

No 1.º Encontro do Fórum, que ocorreu em Salvador em 2004, participaram 3,2 mil pessoas de 62 países, com a exposição de 50 casos desenvolvidos em 38 países. Para essa segunda edição, os temas principais terão continuidade: desenvolvimento social e econômico, diversidade cultural, preservação da biodiversidade e condições para a paz. Estão incluídos o esporte e o crédito e micro-crédito para alívio da pobreza, que não estavam na edição anterior. São esperados para o Destinations2005 mais de 3,5 mil participantes, de 40 países, reunidos em torno de 220 painelistas de todo o mundo.

No último dia, os ministros do Turismo de todos os países da América do Sul assinarão um plano de ações em conjunto para todo o continente. Trata-se de um marco político, viabilizado por uma série de iniciativas já em andamento, boa parte delas gerada a partir de iniciativas do próprio Fórum, além do projeto de integração da região por meio de seu módulo aéreo. Implementadas em conjunto por governos, empresas, entidades não-governamentais, imprensa, consumidores e profissionais da área, essas ações poderão amenizar os efeitos negativos da exploração sexual e do turismo predatório em larga escala.

A Sessão Solene de Abertura será no Theatro Municipal, na segunda-feira, às 9h30. O primeiro debate no Forte de Copacabana será com a sessão plenária Avanços do ano de 2005 no turismo como vetor para paz e desenvolvimento sustentável. Dois momentos de convocação geral transformarão o Forte numa grande plenária: as sessões Turismo Sustentável e a Mídia e a síntese do 2.º Seminário de Turismo Sustentável e Infância, que terão transmissão simultânea para todas as 11 salas. Destaca-se, ainda, a apresentação da Rede de Redes, com o objetivo de mobilizar pessoas e organizações em redes mundiais de informações focadas nos temas do Fórum. Eventos culturais complementam a programação, como o Festival Gastronômico Rio Sabor em 70 restaurantes da cidade, e a Noite na Lapa, oportunidade para vivenciar a boemia carioca.

Durante o Destinations-2005, de 24 a 26, serão realizados também o 2.º Encontro Anual do Movimento Brasil de Turismo e Cultura; a RET – Reunião Especializada em Turismo do Mercosul; a 29.ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo; o Encontro de Certificação em Turismo Sustentável, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Pnuma; a 2.ª Conferência Internacional de Modelagem e Competitividade no Turismo; e a 8.ª Reunião do Grupo Técnico Temático de Turismo Social.

Mobilização – O Fórum produziu uma mobilização internacional, que estará presente nos seguintes painéis:

Responsabilidade Social por uma Causa, para demonstrar que ações de responsabilidade social agregam valor a produto, já que alguns empresários temem associar seus produtos a causas consideradas difíceis, como a exploração sexual comercial de crianças no turismo. Para esse debate foram convidados representantes de fundações que demonstram o oposto: Jimena Page, da Action for Brazil’s Children (ABC Trust); Angel Saltos, da Ricky Martin Foundation; Joel Zito, cineasta; Ricardo Piquet, da Fundação Roberto Marinho; Marina Diotallevi, coordenadora do Grupo de Ação para a Proteção de Crianças contra a Exploração Sexual / Chefe da Unidade de Assuntos Éticos Sociais e Culturais da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (UN-OMT)

Desenvolvimento, Infra-Estrutura e Infância, para demonstrar que investir na comunidade é indispensável para atrair investimentos estrangeiros. Representantes das principais organizações apoiadoras de projetos para o turismo vão contar como a adoção de práticas sustentáveis fazem a diferença entre negócios bem sucedidos ou fracassados. Os painelistas são: Antônio Alfaro, da Fundecooperación - Costa Rica; Paola Viero, da Cooperação e Desenvolvimento, Ministério de Assuntos Exteriores da Itália; Ana Lúcia Dezolt, do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID; e Cáudia Costin, vice-presidente da Fundação Victor Civita.

Boas Práticas do Setor Turístico para a Proteção da Criança, para trabalhar na prevenção, várias empresas vêm adotando Códigos de Conduta contra a Exploração Sexual ou outros projetos de responsabilidade social revendo sua política de comunicação e treinando seus colaboradores para a promoção dos direitos da criança. Participantes do debate: Christer Hotze, da Atlântica Hotels International; Charlotte Brandin, da World Childhood Foundation USA e Carlson Hotels Worldwide; Rahul Vir, da Marriott International Inc.; Fabiana Gorenstein, consultora do Programa Turismo Sustentável e Infância - MTur/Brasil.

Seminário Ibero-americano de Turismo e Artesanato – reunindo representantes dos 21 países que formam a rede Ibero-América, o seminário vai conhecer e debater as experiências de sucesso que garantem o desenvolvimento econômico e social por meio da associação entre o turismo e a atividade artesanal.

Feira das Américas - Durante a Feira das Américas 2005, promovida pela Associação Brasileira das Agências de Turismo (ABAV), o Ministério do Turismo lança o Salão do Turismo 2006, a segunda edição do evento que reuniu 105 mil pessoas no ExpoCenter Norte, em São Paulo, em junho deste ano. Além disso, haverá o lançamento oficial do Plano Cores, um Plano de Marketing do Turismo Nacional destinado a promover o turismo interno.

Haverá na ABAV uma Loja de Artesanato, de 2.000 m², com criteriosa seleção pela equipe técnica do MTur, trazendo peças do artesanato brasileiro de todos os estados brasileiros – a loja foi um dos maiores sucessos do Salão do Turismo, quando foram vendidas mais de 20 mil peças, a totalidade do estoque. Será uma oportunidade para cariocas e fluminenses, além dos demais participantes do evento, de conhecer os roteiros turísticos do Brasil por meio do artesanato. Os produtos serão vendidos novamente a preços convidativos.

Na programação também será lançado um livro de Gastronomia, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com receitas dos pratos servidos na primeira edição do Salão do Turismo. Uma Feira da Agricultura Familiar, com agricultores do estado do Rio de Janeiro apresentando seus produtos às grandes cadeias hoteleiras, bares, pousadas e restaurantes, que poderão adquirir produtos de qualidade e com responsabilidade social. São produtores selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e inspecionados pela Emater-RJ, com capacidade de fornecimento ao trade.

Também está incluída uma Rodada de Negócios, em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para divulgação de novos roteiros do Salão do Turismo às agências de viagens.

 
 
Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.