Panorama
 
 
 
 

GERENTE DA BAHIA PROPÕE ZONEMAENTO ECOLÓGICO SOBRE IMPACTO DA EUCALIPTOCULTURA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

(20/10/05) - O gerente executivo do Ibama na Bahia, Júlio César, propôs um zoneamento ecológico-econômico em todo país durante a audiência pública sobre o impacto da eucaliptocultura realizada na Câmara dos Deputados. “É de fundamental importância que o Estado destine áreas e estabeleça limites para diferentes atividades econômicas”, diz Júlio.

Júlio Rocha também destacou a importância de se discutir a questão da eucaliptocultura com os diversos setores envolvidos e citou o encontro ocorrido no último dia 6 em Porto Seguro/BA promovido pelo Ibama. O gerente colocou a disposição da comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável a fita com mais de oito horas de exposições de representantes de diversos segmentos sociais na reunião em Porto Seguro.

A audiência que tratou da expansão da eucaliptocultura foi proposta pelo deputado César Medeiros e Luiz Alberto e foi realizada pelas comissões de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável; e de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. O deputado Luiz Alberto sugeriu a criação de um grupo de trabalho para verificar o funcionamento das fábricas de papel e se as condições do plantio de eucalipto estão adequadas à legislação ambiental.

A audiência pública também teve a participação de Tasso Rezende, diretor do Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Adely Branquinho, Chefe do departamento de Indústria de Papel e Celulose da Área de Insumo Básicos do BNDES, Ney Maron, Chefe de Gabinete do Centro de recursos Ambientais do Estado da Bahia (CRA), representantes Veracel Celulose, Suzano Celulose, Comunidade Quilombola de Helvécia, Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias de Papel e Celulose da Bahia, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itamaraju, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Eunápolis.

 
 
Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Gustavo Rick)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.