Panorama
 
 
 
 

IBAMA E AGU ENTRAM COM RECLAMAÇÃO NO STF SOBRE PROJETO DO RIO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

(18/10/05) – O Ibama e a Advocacia Geral da União (AGU) protocolaram no Supremo Tribunal Federal (STF), no final da tarde de ontem, duas reclamações contra decisões que impedem as obras do Projeto de Integração da Bacia do São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional.

As reclamações contestam decisão da 14ª Vara da Justiça Federal da Bahia e da desembargadora Isabel Galotti, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região (DF).

O documento protocolado alega que a capacidade legal para julgar as ações é do STF, pois a discussão sobre o projeto “põe em conflito interesses de diversos estados e da União, com potencialidade lesiva ao pacto federativo”.

Além disso, argumenta que a competência do STF para examinar essa questão já foi firmada pelo próprio Tribunal no julgamento da Reclamação 3.074/MG, em agosto deste ano, quando a maioria dos ministros acompanhou o voto do relator, ministro Sepúlveda Pertence, que defendeu que questões como esta não podem ser julgadas pelas instâncias ordinárias, sujeitas a pressões e interesses locais.

A primeira ação contra as obras foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF). O MPF recorreu ao TRF da 1ª Região e a desembargadora Isabel Galotti, embora tenha determinado a remessa dos autos ao STF, decidiu manter as obras paralisadas até a decisão da Suprema Corte.

A segunda ação foi proposta novamente pelo MPF em conjunto com o Ministério Público do Estado da Bahia, com a Ordem dos Advogados do Brasil e várias associações civis baianas. O juízo da 14ª Vara da Justiça Federal da Bahia apreciou a causa e, contrariando o entendimento pacificado pelo STF na reclamação firmada em agosto, concedeu a liminar interrompendo o processo de licenciamento ambiental feito pelo Ibama.

 
 
Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Telma Peixoto)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.