Panorama
 
 
 
 

IBAMA MULTA FAZENDEIROS QUE DESMATARAM 8 MIL HECTARES DE FLORESTA AMAZÔNICA NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005


19/10/2005 - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autuou e multou 20 fazendeiros da região de Cumaru do Norte, no Pará, pelo desmatamento de 8 mil hectares de floresta amazônica. A informação é do diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel. Segundo ele, a multa para os proprietários das áreas devastadas pode chegar a R$ 5 mil por hectare desmatado.

"Além disso, somos fiéis depositários e podemos destinar os equipamentos e bens usados na atividade ilegal até que sejam definitivamente alienados. Isso dificulta a ação da atividade ilegal, porque recuperar esse equipamento tornou-se muito mais difícil", afirmou Flávio Montiel.

O coordenador de Fiscalização do Ibama, Arty Fleck, informou que mais sete fazendas poderão ser autuadas. "Ou seja, isso vai representar muito mais que esses oito mil hectares", disse ele. De acordo com Fleck, a devastação não representa aumento nos índices recentes de desmatamento divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente. "Esse desmatamento já estava computado no último levantamento feito pelo ministério, em agosto. Não houve aumento na destruição", afirmou.

Em 26 de agosto, as ministras Marina Silva, do Meio Ambiente, e Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, divulgaram um estudo segundo o qual houve redução de mais de 50% no desmatamento da Floresta Amazônica, que passou de 18.724 quilômetros quadrados, entre agosto de 2003 e julho de 2004, para 9.106 quilômetros quadrados, de agosto de 2004 a julho deste ano.

 
 
Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Lilian Macedo
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.