Panorama
 
 
 
 

INDÍGENAS ENTREGAM DOCUMENTO FINAL DA CONFERÊNCIA DE MATO GROSSO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

19/10/2005 - Representantes indígenas de 26 etnias do Estado de Mato Grosso participaram, entre os dias 10 e 16 de outubro, da 5ª Conferência Regional dos Povos Indígenas, celebrada em Cuiabá. Promovido pela Funai, o encontro teve como objetivo propor novas diretrizes para a política indigenista brasileira.

Um documento consistente que determina ações para hoje e para o futuro marcou o encerramento da conferência em Cuiabá. Para o vice-presidente da Funai, Roberto Lustosa, o encontro marca um momento de aprendizado com os índios e contesta a visão equivocada dos governos anteriores de que os povos indígenas eram desunidos. “O produto das conferências indica que os indígenas estão unidos sim e que buscam parcerias para soluções de seus problemas”, afirmou Lustosa. O vice-presidente da Funai disse ainda que são os índios que conduzem as diretrizes de tudo que desejam. Ele vê surgir nas conferências regionais a semente do Parlamento Indígena, um grande sonho do movimento indígena, no qual representantes das etnias deliberariam as propostas de cada povo. Para ele, “o futuro do indígena brasileiro começou aqui”. O relatório final do encontro apresentou sugestões sobre diversas áreas de interesse das comunidades indígenas, principalmente no que diz respeito a Autonomia, Tutela, Autodeterminação e revisão do Estatuto do Índio.

Os participantes, entre outras deliberações, sugeriram que a profissão de indigenista seja reconhecida pelo Governo Federal, pois a consideram imprescindível para a valorização e revitalização da cultura indígena. Outros temas importantes foram abordados pelos participantes indígenas. De acordo com o documento final, a Educação Escolar Indígena é fundamental para as comunidades. Para tanto, os índios pediram a regularização das escolas indígenas pelo MEC, com pedagogia adequada à sua realidade. Também solicitaram que seja garantida, entre outras reivindicações, a formação de professores indígenas. Os índios entenderam também que o fortalecimento da Funai é essencial para o sucesso da política indigenista oficial. No entanto, exigiram agilidade no repasse dos recursos necessários à regularização fundiária das terras indígenas --seja ampliando, revendo limites ou demarcando novas terras e promovendo sua proteção e implantando programas de desenvolvimento auto-sustentável.

A saúde indígena foi outro ponto abordado com ênfase. Os índios exigem que o atendimento de saúde indígena permaneça sob a responsabilidade do Governo Federal. O relatório final e as reivindicações nele contidas mostram que os índios estão unidos e querem parcerias para as soluções de seus problemas. Diversas manifestações culturais dos povos representados no evento também mostraram a vitalidade do Mato Grosso, que tem o segundo maior número de etnias do país. O destaque foi um grupo de lideranças do Alto Xingu, com a apresentação de a dança tradicional de um de seus rituais.

A próxima Conferência Regional será realizada em Manaus, entre os dias 30 de outubro a 6 de novembro, com a participação de indígenas dos Estados do Amazonas e Roraima. A realização das conferências é parte do compromisso firmado entre a presidência da Funai e o Grupo de Trabalho sobre Populações Indígenas da ONU, durante a 22ª Sessão realizada em Genebra (Suíça).

 
 
Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.