Panorama
 
 
 
 

ÍNDIOS KRAHÔ-KANELA SERÃO INCLUÍDOS NA REFORMA AGRÁRIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

18/10/2005 – A solução para o problema fundiário de 306 índios Krahô-Kanela que atualmente vivem confinados em uma única habitação de 100m² em Gurupi (TO) será dada pela reforma agrária. Segundo nota da Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgada hoje (18), a fundação reconhece a dificuldade por que passam os índios, mas, como as terras que eles reivindicam não foram consideradas tradicionalmente indígenas pelos estudos antropológicos, lembra que cabe ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a responsabilidade de providenciar um assentamento para a comunidade.

Na nota, assinada pelo coordenador-geral de Assuntos Externos da fundação, Michel Blanco, a Funai diz que o processo de identificação fundiária da terra reivindicada pelos índios "já está em pleno andamento". Os 29 mil hectares que não foram considerados terra indígena pelos antropólogos eram ocupados pelo grupo até 1977.

A Funai divulgou a nota em resposta à denúncia apresentada por Mariano Ribreiro, liderança Krahô-Kanela, que ontem participou de audiência de movimentos sociais com o relator da Organização das Nações Unidas (ONU) para Formas Contemporâneas de Racismo, Discriminação Racial e Xenofobia, Doudou Diène.

O relator está no país a convite do governo brasileiro até a próxima semana e ontem visitou pela manhã o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes. À tarde, ele manteve encontro com os movimentos sociais na sede do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), ligado à Igreja Católica. Mariano Ribeiro e o Cimi acusaram o Estado brasileiro de "descaso" com os Krahô-Kanela.

 
 
Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Fernanda Muylaert
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.