Panorama
 
 
 
 

MAIS UMA GRANJA DE SUÍNOS ADOTA O BIOGÁS E DEIXA DE POLUIR

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Outubro de 2005

21/10/2005 - A suinocultura Rancho Alegre inaugura amanhã, às 8h30, o Projeto de Mecanismo e Desenvolvimento Limpo (MDL) e a utilização de biogás na geração de energia elétrica. É mais uma granja que se enquadra nas exigências das normas ambientais do governo para o setor. Por determinação do governador Zeca do PT, todas os criadores de suínos devem encontrar alternativa para destinação dos dejetos que não polua o meio ambiente.

O Rancho Alegre possui 16 mil animais, distribuídos em 530 hectares, deu inicio, há quase três meses, a instalação do projeto de redução de emissões de gases de efeito estufa, conforme estabelecido pelo Protocolo de Kyoto, constituído pela Organização das Nações Unidas. Durante a inauguração, representantes da Agcert realizarão palestras sobre o crédito de carbono em suinocultura e uso de biofertilizante em pastagem.

O projeto MDL impede a contaminação do solo e do lençol freático com as fezes dos porcos, resulta na captação de gás metano, este que pode ser utilizado na geração de energia elétrica para abastecer a própria granja, e os resíduos são transformados em adubo orgânico. Se depositados de forma inadequada na natureza, os dejetos suínos poluem rios e mananciais, porém o principal objetivo do sistema é impedir a liberação do gás metano, responsável pelo efeito estufa. Isso ocorre quando a decomposição do material é feita ao ar livre.

A recompensa da implantação do projeto vem em créditos de carbono, moeda verde criada pelo Protocolo de Kyoto em que paises desenvolvidos e poluidores pagam por projetos que preservem a camada de ozônio. O município de São Gabriel do Oeste, maior produtor do Estado de suínos, já possui duas granjas onde foram instalados os biodigestores em julho deste ano.

O secretário de Meio Ambiente, José Elias Moreira, acredita que a implantação dos biodigestores para fazer o tratamento dos dejetos, é possivelmente o maior avanço do governo Zeca do PT na área ambiental. “Essa iniciativa comprova o nosso entendimento em relação ao trato com o meio ambiente”.

Participam da inauguração o secretário José Elias, o secretário de produção e turismo, Dagoberto Nogueira, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad, além de deputados e vereadores.

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (Sohane Gomide)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.