Panorama
 
 
 
 

MARINA SILVA RECEBE CARTA DE DELEGAÇÃO EUROPÉIA CONTRA PRODUTOS TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

20/10/2005 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, recebeu hoje (20) uma carta de intenções produzida pela delegação de 32 representantes da GM-Free Network em que essas autoridades européias se comprometem a defender a comercialização da soja brasileira não-transgênica para a Europa. A comitiva, composta por integrantes de 30 regiões européias defensoras de territórios livres de alimentos transgênicos, também esteve com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan. Na parte da tarde, serão recebidos pelos ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e da Agricultura, Roberto Rodrigues.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, sua pasta ainda está procurando recuperar alguns aspectos na Lei de Biossegurança que possam contribuir para que, no Brasil, se estabeleça o modelo da coexistência. "O Brasil tem alta tecnologia na produção de soja convencional e existe um mercado consumidor que tem uma opção clara pela soja convencional", disse Marina Silva, assinalando que, no entanto, isso não significa que não se tenha espaço para a produção da soja transgênica.

O Ministério do Meio Ambiente, segundo ela, sempre advogou o modelo da coexistência. A legislação, disse, assegura democraticamente condições para os que querem produzir produtos convencionais e condições idênticas para os que querem produzir transgênico. Dessa forma, observa ela, os consumidores é que decidem qual é o produto que querem consumir. "Esse é o princípio da precaução e da realidade democrática", explicou.

Segundo ela, entretanto, "lamentavelmente" a legislação que foi aprovada no Congresso Nacional "não reflete essas preocupações" e demarca um rumo claro "no caminho de produzir com forte tendência para os organismos geneticamente modificados". Isto, na opinião dela, estabelece quase a "impossibilidade de um modelo da coexistência".

A ministra do Meio Ambiente defende que haja uma confluência e cautela tanto para o olhar do coração, "que se preocupa com o meio ambiente", quanto para o olhar da razão, "que se preocupa em ter oportunidades de mercado". Na visão da ministra, nesse momento, "a Europa está nos dizendo que ela dá preferência para a soja convencional". Marina Silva explicou que o Brasil dispõe de tecnologia acumulada e independente, do ponto de vista da soberania nacional, para produzir soja convencional, mas ainda não dispõe de avanços tecnológicos para produzir soja transgênica. Para Marina Silva, é preciso "criar condições através da rotulagem, da rastreabilidade e do licenciamento ambiental para que se viabilize o modelo da coexistência".

A comitiva de 32 pessoas é integrada por políticos, lideranças de cooperativismo europeu, conselheiros regionais e presidentes de associações de regiões da Espanha, França e Itália. A coordenadora é a vice-presidente da Região Bretanha, da França, Pascale Loget, disse que a presença do grupo no Brasil também serve para melhor entender a agricultura brasileira, em particular a agricultura familiar. "Precisamos, nas regiões européias, de soja, mas de soja não transgênica para fazer leite e carne", afirmou Loget, para quem os agricultores europeus "não querem transgênico" e o espaço para os produtos transgênicos "é muito pequeno na Europa".

 
 
Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Benedito Mendonça
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.