Panorama
 
 
 
 

MEIO AMBIENTE DEFINE PERÍODO DE DEFESO NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

18/10/2005 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinou instrução normativa definindo períodos e regras para o defeso na Bacia do Rio Amazonas, Ilha do Marajó, e bacias dos rios Araguari, Flexal, Cassiporé, Calçoene, Cunani e Uaça, no Amapá, para a temporada 2005/2006. O texto será publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (19).
A proibição da pesca na piracema, período de reprodução dos peixes, atinge inclusive rios afetados pela seca. "A medida é adotada todos os anos pelo governo, independentemente do nível de água nos rios, para proteger a reprodução de muitos peixes. Esse ano, no entanto, o respeito ao defeso será fundamental para a recuperação dos estoques em mananciais que sofreram com a estiagem", disse Simão Marrul, gerente de Recursos Pesqueiros do MMA.
A proibição da pesca será de 3 de novembro e 15 de março de 2006, ocorrendo em épocas diferentes para cada estado (tabela abaixo). Também serão suspensos campeonatos e gincanas de pesca. A Instrução Normativa 43/2005 define, ainda, uma série de espécies por estado cuja captura será proibida. O objetivo, conforme Marrul, é fazer com que esses peixes possam se reproduzir e, na próxima temporada, garantir o sustento de muitas famílias e atividades econômicas que dependem diretamente da pesca.
Durante a piracema, serão permitidas apenas a captura de peixes com fins científicos autorizada pelo Ibama e também a pesca com linha ou vara de mão. O desrespeito à instrução normativa pode levar a sanções definidas na Lei 9605/1998 e no Decreto 3179/1999.
A partir da determinação do período de defeso, os pescadores artesanais terão direito ao seguro defeso, como previsto na Lei 8287/1991.

Período de defeso por estado
Mato Grosso - de 3 de novembro a 28 de fevereiro de 2006
Acre - de 15 de novembro a 15 de março de 2006
Amazonas - de 15 de novembro a 15 de março de 2006
Pará - de 15 de novembro a 15 de março de 2006
Rondônia - de 15 de novembro a 15 de março de 2006
Amapá - de 15 de novembro a 15 de março de 2006
Roraima - de 1º de março de 2006 a 30 de junho de 2006
Ilha do Marajó - de 1º de janeiro de 2006 a 30 de abril de 2006
Bacias de Araguari, Flexal, Cassiporé, Calçoene, Cunani e Uaça - de 15 de novembro a 15 de março de 2006

 
 
Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aldem Bourscheit)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.