Panorama
 
 
 
 

MONITORAMENTO É TEMA DE LIVRO DO WWF-BRASIL E DO FÓRUM NACIONAL DE COMITÊS DE BACIAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

A publicação, apresentada durante o VI Encontro do Fórum Nacional de Comitês Bacias Hidrográficas, propõe indicadores para monitoramento da instalação de comitês de bacias hidrográficas e mostra um pouco da história do gerenciamento hídrico do país.

Brasília, 21/10/2005 – Dicas e Reflexões para Acompanhar a Implementação dos Sistemas de Gestão de Recursos Hídricos no Brasil é título de publicação lançada no último dia 19, em Ilhéus (BA). Realizado a partir de uma ação conjunta do WWF-Brasil e do Fórum, o livro tem por objetivo principal subsidiar os organismos de bacia no monitoramento e avaliação do seu funcionamento e desempenho. "Ainda não existe, no Brasil, a cultura do monitoramento como instrumento de gestão e ele é importante, porque mostra cenários e tendências de curto, médio e longo prazos", avalia Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil.

Ele explica que, apesar de haver, hoje, entre 60 e 80 planos de bacias hidrográficas e inúmeras deliberações dos comitês de bacias no País, pouco se sabe sobre sua real implementação. "Quantos foram implementados? Isto representou melhoria de quantidade e qualidade da água?", pergunta. Segundo ele, é com questionamentos assim que o Fórum vem trabalhando já há seis anos. Agora, o WWF-Brasil e o Fórum se reuniram para viabilizar um estudo deste tipo.

O livro reúne análises conceituais – operação, função, conceitos – e o desenho de "situações esperadas", a partir das quais foi chegou-se a possíveis indicadores. "O debate que levantamos com a publicação ainda tem que ser aprimorado. Temos, ainda, muito o que avançar neste sentido. Nosso objetivo maior é levar a idéia do monitoramento para a ponta, para dentro dos comitês de bacias hidrográficas", disse Samuel Barrêto, durante a apresentação do livro, em Plenária.

Para o então coordenador geral do Fórum, Isidoro Zorzi, trata-se de uma contribuição importante, que descarta qualquer tentativa de impor padrões a outros organismos que vêm desenvolvendo indicadores. "Este trabalho é uma minuta de proposta. Não temos pretensão de concorrer com ninguém, mas tão somente somar", completou.

Já o engenheiro gaúcho Paulo Paim defendeu a publicação como um instrumento de informação. Ele acredita que o Fórum ainda tem muito trabalho pela frente buscando a difusão das informações junto aos comitês de bacias e a articulação com indicadores eventualmente existentes.

"A ousadia da parceria foi exatamente produzir um instrumento de informação e ocupar o espaço político de informar aos comitês. Nosso trabalho apenas começou. O Fórum precisa, agora, fazer um trabalho de "distribuição", de difusão da informação, porque o livro sozinho funciona apenas parcialmente. O Fórum e o WWF-Brasil precisam se associar à Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), por exemplo, e criar um programa de distribuição e articulação com os outros indicadores. Precisamos ser hábeis em levar a informação e articular, quando for o caso, com outras propostas de indicadores", analisou Paim.

A publicação pode ser obtida em PDF no site www.wwf.org.br/agua

 
 
Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa (Gadelha Neto)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.