Panorama
 
 
 
 

PLANO DE AÇÃO ESTABELECERÁ PRIORIDADES PARA PRESERVAÇÃO DO PEIXE-BOI AMAZÔNICO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

(21/10/05) - A Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros-Difap realizou uma reunião nos últimos dias 17 e 18 com o objetivo de juntar informações e diagnosticar os principais problemas que o peixe-boi amazônico vem sofrendo. A reunião ocorreu na Sede da Suframa em Manaus, com o intuito de definir estratégias para conservação do animal.

Participaram do encontro, Rômulo Mello, diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros, o coodenador-geral de fauna, representantes do Ibama de Manaus, Belém, Santarém e Centro Mamíferos Aquáticos, além de outros órgãos governamentais como a Secretaria de Meio Ambiente de Belém, por meio do Bosque Rodrigues Alves, pesquisadores do INPA, da Hidroelétrica de Balbina, e de ONGs como Instituto Mamirauá, Conselho Nacional de Seringueiros-CNS, Centro Agroextrativista da Amazônia-CAAM, Amigos do Peixe-boi amazônico-AMPA e Instituto de Pesquisas Ecológicas-IPE.

O peixe-boi amazônico está ameaçado de extinção devido a intensa caça que vem ocorrendo desde a colonização do Brasil. Atualmente a destruição de seus habitats também pode causar sérios riscos à sua conservação. A espécie é protegida por lei desde 1967, passando a ser crime ambiental a sua captura, apanha ou perseguição a partir da Lei de Crimes Ambientais – Lei nº 9.605/98.

Pesquisadores vêm trabalhando em busca de informações da ocorrência, biologia, e ameaças sobre a espécie, assim como o uso da mesma pelas populações tradicionais da bacia amazônica. O peixe-boi amazônico pertence a ordem sirênia, vive na bacia amazônica e pode chegar a medir 3m e pesar 300kg. Seu couro é bem liso e preto, possuindo uma mancha branca na barriga.

Segundo Rômulo Mello, o documento final da reunião será muito importante, pois servirá como subsídio para a criação de um Plano de Ação específico que estabelecerá prioridades de ações e pesquisas visando a conservação da espécie na Amazônia.

 
 
Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.