Panorama
 
 
 
 

POPULAÇÕES TRADICIONAIS DEBATEM PLANO NACIONAL DE ÁGUAS EM BELO HORIZONTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

18/10/2005 - Cerca de sessenta representantes de populações tradicionais de todo o País estarão reunidos no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte (MG), para discutir metas e diretrizes do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Entre os participantes do encontro na capital mineira, estão membros do Conselho dos Povos Indígenas de Minas Gerais, da Associação dos Povos Indígenas do Tocantins, do Conselho Indígena do Paraná, da Associação Xavante do Tocantins-Araguaia, da Associação dos Moradores e Produtores da Resex Chico Mendes (Xapuri/AC),
MMA
do Quilombo Marambaia (RJ), Associação dos Moradores de Mamanguá (RJ), pescadores artesanais de Alagoas, Minas Gerais e Maranhão, sertanejos de Goiás e Piauí, geraizeiros, quebradeiras de côco do Maranhão, pantaneiros, seringueiros de Macapá, pomeranos, tupiniquins de Vitória, ciganos de São Paulo, comunidades de terreiro de Salvador, entre outros.

Plano nacional - A elaboração de um Plano Nacional de Recursos Hídricos é prevista na Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997). O objetivo é estabelecer um pacto nacional para a definição de diretrizes e de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade e da oferta de água em todo o País. De acordo com o plano, água é um bem fundamental para a implementação de políticas setoriais, sob a ótica do desenvolvimento sustentável e da inclusão social. A Secretaria de Recursos Hídricos (RH) do Ministério do Meio Ambiente, coordenadora da construção do plano, realizou, entre setembro e outubro,
seminários nas doze regiões hidrográficas brasileiras (imagem). E desde 1º de outubro, estão acontecendo encontros públicos estaduais e no Distrito Federal.
Os encontros são organizados pela SRH e Ibama, com o apoio da Agência Nacional de Águas e das secretarias estaduais de Meio Ambiente. Também foram realizadas, em Brasília, duas oficinas de cenários e uma sobre águas transfronteiriças, no Palácio Itamaraty, em Brasília.
Antes de ser submetido ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), em dezembro, o plano será debatido no Seminário Nacional de Consolidação de Diretrizes e Programas, marcado para os dias 7, 8 e 9 de novembro, em Brasília.
Com a consolidação do Plano Nacional de Águas, o Brasil será o primeiro País das américas a cumprir o prazo estabelecido nas Metas do Milênio e na Cúpula de Joanesburgo (Rio+10) das Nações Unidas para que os países apresentassem seus "planos de gestão integrada dos recursos hídricos e aproveitamento eficiente da água". Portanto, o Brasil abre a Década Mundial da Água das Nações Unidas (2005-2015) decidindo, de maneira participativa, sobre a gestão nacional de suas águas.
 
 
Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom
Foto: MMA
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.