Panorama
 
 
 
 

PREFEITURAS PARAIBANAS TERÃO DE CONSTRUIR ATERROS PARA SUBSTITUIR OS LIXÕES

Panorama Ambiental
João Pessoa (PB) – Brasil
Outubro de 2005

(21/10/05) - As prefeituras paraibanas serão obrigadas a construir aterros sanitários para depósito de lixo, em substituição aos “lixões”. A determinação partiu da auditoria da gerência nacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília. Por meio das gerências estaduais, o órgão irá notificar as prefeituras municipais – a partir do próximo mês – para que o depósito de lixo seja realizado de forma regular nas cidades até julho de 2006.

O procurador-chefe do Ibama-PB, Bruno Faro Eloy Dunda, explicou que os gestores terão entre 60 dias e seis meses para elaborar um projeto de aterro sanitário, bem como solicitar a licença para instalação à Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) – órgão ambiental estadual. “Caso a solicitação não seja atendida, iremos autuar (multar) e ingressar com uma ação civil pública contra as prefeituras que não se adequarem”, destacou Dunda.

Segundo ele, o valor da multa a ser aplicada varia entre R$ 500 e R$ 10 milhões, dependendo do tamanho do município, da degradação ambiental provocada pelo lixão ou da possibilidade de embaraço à fiscalização. “Esperamos que haja determinação judicial para que eles façam. Se houver descumprimento à Justiça, as prefeituras poderão ter implicações criminais e administrativas por improbidade”, ressaltou o procurador.

Dunda destacou que o lixão é uma atividade irregular, uma vez que o lixo deve ser tratado e armazenado em aterros sanitários, ao invés de ser depositado de maneira inadequada. “Além de prejudicar animais e a população que trabalha nesses locais, parte desse material (chorume) vaza para os cursos de água das áreas próximas”, observou o procurador-chefe do Ibama-PB. Ele disse ainda que o Ibama firmou parceria com o Ministério Público Estadual, objetivando intensificar o trabalho de combate aos lixões do Estado em um prazo de oito meses.

De acordo com o procurador, a maioria das cidades paraibanas possui lixões. Já os aterros sanitários estão presentes apenas em João Pessoa e Alagoa Grande. “O combate aos lixões irá proporcionar a melhoria do meio ambiente, pois cada município tem obrigação de promover a recuperação da área que foi degradada desenvolvendo atividades como o plantio de vegetação”, completou Dunda.

 
 
Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Gutenberg Pádua)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.