Panorama
 
 
 
 

PRESIDENTE DA FETRAF CONSIDERA “MUITO POSITIVA” VISITA DA DELEGAÇÃO EUROPÉIA CONTRA TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

20/10/2005 - O presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf/Sul), Altemir Tortelli, disse hoje (20) que "é muito positiva" a visita da delegação européia da GM-Free Network ao Brasil. A comitiva esteve com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para tratar do interesse de vários países europeus por produtos não modificados geneticamente, principalmente produzidos pela agricultura familiar, como a soja tradicional. "Estamos muito animados com essa possibilidade, porque na Europa se tinha uma visão de que no Brasil só tinha soja transgênica, e essa delegação constata que, inclusive no Sul, existem estados quase inteiros que não produzem soja modificada".

Segundo Tortelli, a Fetraf está aproveitando os contatos com a delegação européia para começar a mostrar aos agricultores familiares que "é possível produzir soja convencional, inclusive, com um valor agregado. O que não ocorre com a soja geneticamente modificada".

Para ele, a avaliação da Fetraf é de que essa visita das autoridades européias ao Brasil "é um marco de resistência àqueles que querem produzir soja convencional, por todos os riscos que tem a soja transgênica", e também por apresentar-se "como uma alternativa econômica possível para os agricultores e se construir uma relação de parceria com o continente Europeu". Tortelli lembrou que na Europa "75% da população quer consumir produtos alimentícios não-transgênicos".

O presidente da Fetraf/Sul acredita que a Europa constitui-se em um grande mercado, "com imensas possibilidades econômicas", e uma relação comercial que o Brasil está tendo a oportunidade de construir "a partir da agricultura familiar da região Sul e no Brasil todo".

De acordo com Tortelli, a agricultura familiar é responsável por mais de 30% da soja produzida no Brasil. "No Sul, mais de 50% da produção de toda soja vem da agricultura familiar", disse.

 
 
Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Benedito Mendonça
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.