Panorama
 
 
 
 

SPARTA APÓIA GRUPO DE TRABALHO SOBRE RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Outubro de 2005

20/10/2005 - A reunião semanal do Grupo de Trabalho sobre Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa foi realizada hoje (20) no gabinete do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta. O encontro marcou o compromisso da Sema, através do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), de participar e auxiliar nas discussões. A intenção do grupo é elaborar um projeto de lei sobre as RPPNs, e também viabilizar uma cartilha para esclarescimento dos proprietários sobre as Reservas.

As RPPNs são áreas particulares, com objetivo de preservação do ambiente natural, sem implicar em desapropriações, sob a fiscalização governamental. DE acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), são unidades de conservação do grupo de uso sustentável.
No Rio Grande do Sul, os proprietários de RPPNs têm se reunido desde janeiro, discutindo as dificuldades na criação e manutenção das Reservas. O Grupo de trabalho da Assembléia foi criado para formalizar a discussão. De acordo com o deputado Edson Portilho, coordenador do Grupo, a legislação sobre RPPNs tem que estar mais próxima da realidade dos proprietários, que facilite a criação e o gerenciamento das reservas.A intenção é que o grupo chegue a um projeto que possa ser enviado e votado ainda este ano.

O Diretor do Defap, Antônio Carlos Bueno e Souza, afirmou que a criação de RPPNs é benéfica à gestão ambiental do Rio Grande do Sul. Para ele, o maior entrave na criação e gerenciamento de unidades de conservação é a aquisição de terras, que torna o processo muito caro. As RPPNs, neste sentido, representam uma possibilidade de ampliação das unidades de conservação sem a necessidade de obtenção de recursos para desapropriação.

O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta, considera a criação de RPPNs relevante para a consolidação das Unidades de Conservação do Estado, e apóia o grupo de trabalho.

Participaram da reunião representantes do Incra, da Secretaria do Meio Ambinete de Porto Alegre, da Famurs, dos proprietários de RPPNs, da Sema e da Assembléia Legislativa, entre outros. O próximo encontro do grupo está marcado para quinta-feira (27) na Assembléia Legislativa.

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.