Panorama
 
 
 
 

WORKSHOP PREPARA SERVIDOR PARA COMBATER BIOPIRATARIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

(18/10/05) - A Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro/Ibama) realiza nos próximos dias 8 e 9 de novembro, em Brasília, um novo curso de capacitação de servidores públicos, para lidarem com o tema da biopirataria no País. O II workshop Ação Fiscal para Controle do Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado terá como público-alvo 35 agentes ambientais do Ibama, policiais federais, servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Fundação Nacional do Índio (Funai). As palestras serão realizadas no Centro de Treinamento do Ibama, das 9h às 12h e das 14h30 às 18h30. “Estamos preparando novo pessoal para enfrentar os crimes de contrabando e patenteamento no exterior de princípios ativos extraídos de animais e plantas das florestas brasileiras”, explica o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel.

Os participantes conhecerão legislações que regulamentam acesso ao patrimônio genético e aos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas. Uma das mais problemáticas é a Lei internacional de Patentes, da qual o Brasil é signatário desde 1995, já que, na prática, incentiva a biopirataria (ao não exigir, para efeito de registro, o informe da origem do produto a ser patenteado). Tal situação criou uma “corrida do ouro” pelo patrimônio genético, com perda de divisas para o País, hoje na rota da biopirataria como um dos cinco países com maior riqueza de biodiversidade do planeta.

Os palestrantes abordarão a Convenção de Diversidade Biológica (CDB), que, embora assinada por países desenvolvidos, é desrespeitada por estes quanto à soberania sobre o acervo genético. Mostrarão que o Brasil, órfão da legislação internacional, apóia-se basicamente no seu recente arcabouço administrativo para reprimir a biopirataria, como a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998) e o Decreto 5.459, de 2005, que regulamenta o artigo 30 da Medida Provisória 2.186-16, de 2001. É corrente que as sanções previstas nessas leis, contra a biopirataria, devem ser mais severas.

Será abordada, ainda, a estrutura institucional pública para controle do acesso ao patrimônio genético e aos Conhecimentos Tradicionais Associados. Professores e pesquisadores enfocarão o intercâmbio com instituições estrangeiras para pesquisa científica. Diretores do Ibama explicarão ações de controle do manancial genético, como a autorização para coleta, transporte e exportação de espécies silvestres para pesquisa científica e procedimentos para gestão do acesso ao patrimônio. Serão abordados aspectos jurídicos das sanções administrativas e o papel do judiciário.

Os participantes conhecerão o trabalho do governo brasileiro para preservar os direitos sobre o patrimônio genético e repartir benefícios, como o esforço do Ministério das Relações Exteriores para anular registro da marca Cupuaçu no exterior. As palestras serão seguidas de discussões e debates.

 
 
Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.