Panorama
 
 
 
 

CÂMARA DISCUTIRÁ DENÚNCIA DO GREENPEACE CONTRA BUNGE E CARGILL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

Deputados vão decidir medidas a serem tomadas contra as empresas, acusadas de utilizarem soja transgênica nos óleos Soya e Liza, sem informarem isso ao consumidor

25/10/2005 - Foi aprovada por unanimidade, no dia 19, pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, o pedido de uma audiência pública para se discutir a denúncia feita pelo Greenpeace contra as empresas Bunge e Cargill. No dia 6 de outubro, a organização entregou dossiê ao governo comprovando o uso de soja transgênica na fabricação dos óleos Soya (Bunge) e Liza (Cargill). As empresas são as líderes do mercado brasileiro de óleo de soja e não exibem em seus produtos a rotulagem de transgênicos, exigida por lei.

O pedido para a realização da audiência pública foi feito no mesmo dia da denúncia do Greenpeace pelo deputado João Alfredo (PSOL-CE), que recebeu o dossiê e o encaminhou para a presidência da Comissão de Meio Ambiente, propondo também a participação na audiência dos Ministérios da Agricultura, Saúde e Justiça, e do Greenpeace e IDEC.

Os nove deputados presentes na reunião da Comissão de Meio Ambiente foram favoráveis à realização da audiência, que será feita em conjunto com a Comissão de Defesa do Consumidor, uma vez que a produção e a comercialização de transgênicos sem a devida rotulagem também ferem o direito do consumidor. Participarão também da audiência os presidentes da Associação Brasileira das Indústrias Alimentícias (ABIA) e das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE).

A audiência pública tem como finalidade esclarecer aos deputados os aspectos mais relevantes sobre determinado assunto e, ainda, auxiliá-los na tomada de decisão, permitindo que eles exijam do poder público medidas pertinentes para solução de determinado problema, na maioria das vezes polêmico.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.