Panorama
 
 
 
 

COMEÇA NO RIO O FÓRUM MUNDIAL DO TURISMO PARA PAZ E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

24/10/2005 - O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, abriu no Theatro Municipal, no Rio, o Segundo Encontro do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável – Destinations 2005. O Fórum faz parte da programação da Semana do Turismo no Rio, que inclui a ABAV 2005 – Feira das Américas, a partir de quinta-feira, no Riocentro. A cerimônia de hoje teve a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e da governadora do Rio, Rosinha Matheus, além do presidente do Instituto de Hospitalidade, Sérgio Foguel.

“Hoje é um dia extremamente especial para nós. O Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável é uma coisa absolutamente importante para um País como o Brasil, que luta pela inclusão social, que luta por justiça para todos”, disse o Ministro Walfrido, que foi enfático ao falar do momento que o turismo vive hoje no País: “Esse é um momento muito importante para o turismo no Brasil. Pelo viés do turismo vamos promover o entendimento para que possamos construir todas as condições para a paz, o desenvolvimento sustentável e, como conseqüência, emprego, renda, divisa, melhoria das condições de vida, dando oportunidade para tanta gente que precisa trabalhar”.

Mares Guia observou que a mão aberta, símbolo do Destinations 2005, sintetiza o quanto o turismo passou a ser vetor estratégico de desenvolvimento econômico e social, criando condições para a paz, com desenvolvimento sustentável, valorização da diversidade cultural, preservação da biodiversidade, geração de empregos e geração de renda.

Prioridade - Mares Guia explicou que a realização da segunda edição do Fórum Mundial de Turismo traduz um aval concreto de todos que abraçam o setor, a começar pelo Presidente Lula que, ao criar o Ministério do Turismo, sinalizou que o turismo seria prioridade nacional. “Todo mundo disse sim - os governos, articulados e entrosados, com suas prioridades; o setor empresarial; o setor governamental e a academia”, disse. “E essa prioridade se manifestou no lançamento do Plano Nacional de Turismo, que foi feito por todas as pessoas que representam os diversos setores do turismo no Brasil”, acrescentou.

A participação de representantes de todos os setores na elaboração do PNT, de acordo com o Ministro, propiciou que as entidades não governamentais mostrassem sua força. “Daí a proposta do Fórum Mundial, feita pelo Instituto de Hospitalidade, com a liderança do Sérgio Foguel”, disse. “Lançamos o Fórum em novembro de 2003, no Palácio do Planalto, fizemos a primeira versão em Salvador, no ano passado, que foi um sucesso extraordinário; e hoje começamos aqui a segunda etapa do Fórum, nestes três dias no Rio, no Forte de Copacabana, um lugar maravilhoso”.

Mares Guia anunciou que a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, será a sede do Fórum Mundial do próximo ano. Brasília e Belo Horizonte também concorriam ao pleito. “Porto Alegre teve um espaço extraordinário com a realização do Fórum Social Mundial, mas ele já não está mais lá desde o ano passado. Como a cidade está pronta, resolvemos dar uma atenção especial aos gaúchos, porque estão trabalhando muito bem no turismo”, disse.

Participação - Mais de 3,5 mil participantes são esperados no Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável – Destinations 2005, que termina na quarta-feira. Dentre elas, representantes de entidades governamentais, intergovernamentais e do terceiro setor, empresários e profissionais do setor turístico, acadêmicos e estudantes vão se reunir para compartilhar e avaliar projetos e discutir concepções e experiências concretas do turismo promovendo o desenvolvimento social e econômico, a preservação da biodiversidade, a diversidade cultural e condições para paz. Será um momento de analisar os resultados obtidos, os conhecimentos gerados e as perspectivas para o futuro.

O Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável é um movimento contínuo e permanente. Surgiu em 2003 e agrega parceiros de âmbito mundial, que são: a Fundação Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável, criada para servir como núcleo ativador e catalisador do conjunto de iniciativas a serem geradas. O Governo Federal do Brasil, representado pelo Ministério do Turismo, com o apoio dos Ministérios do Trabalho e Emprego, da Cultura, e do Meio Ambiente. E as Nações Unidas, por meio da Organização Mundial do Turismo (OMT), assim como da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). E, também, o Instituto de Hospitalidade, uma organização não governamental brasileira formada por entidades voltadas para o turismo, educação, cultura, trabalho e meio ambiente, que é o parceiro executivo do movimento.

Encontros - Uma vertente de atuação do Fórum são os Encontros Anuais, que no triênio 2004-2006 têm o Brasil como anfitrião. No ano passado, o palco da vez foi Salvador (BA), que durante seis dias mobilizou 3.250 pessoas de 62 países. No Encontro de 2004 foram apresentados resultados de práticas sustentáveis e inovadoras de todo o mundo, que produziram referenciais para o turismo. O Destinations2005 será de continuidade, de síntese e consolidação das melhores práticas do turismo como uma ferramenta para a paz e o desenvolvimento sustentável, centralizadas numa extensa programação de palestras, workshops, seminários, painéis de debates e reuniões vinculados às temáticas: Esporte, Mídia, Crédito e Microcrédito. Temas como o Turismo Sustentável e Infância e Artesanato vinculado ao Turismo também serão discutidos durante o Encontro.

Os ministros do Turismo dos países da América do Sul, Central e Caribe também vão se reunir durante o Segundo Encontro Anual do FMT, para discutir a responsabilidade ética no turismo, enfatizando a prevenção à exploração de crianças e adolescentes e o programa de integração da América do Sul – Modelo Aéreo. Haverá ainda manifestações culturais alinhadas com a missão e os objetivos do Encontro Anual. Dois momentos de convocação geral transformarão o Forte numa grande plenária: as sessões Turismo Sustentável e a Mídia e a síntese do 2.º Seminário de Turismo Sustentável e Infância, que terão transmissão simultânea para todas as 11 salas.

Destaca-se, ainda, a apresentação da Rede de Redes, com o objetivo de mobilizar pessoas e organizações em redes mundiais de informações focadas nos temas do Fórum. Eventos culturais complementam a programação, como o Festival Gastronômico Rio Sabor em 70 restaurantes da cidade, e a Noite na Lapa, oportunidade para vivenciar a boemia carioca.

 
 
Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.