Panorama
 
 
 
 

CONGRESSO ABORDA CONHECIMENTO CIENTÍFICO DA AVIFAUNA BRASILEIRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

Evento em Belém deverá reunir cerca de 500 participantes para debater pesquisa e conservação das aves no País

27/10/2005 - Ornitologia na Amazônia: ciência aplicada ao conhecimento e à conservação da biodiversidade é o tema do 13º Congresso Brasileiro de Ornitologia (CBO), que este ano acontece em Belém do Pará, de domingo (30) a 4 de novembro. O evento é promovido pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Sociedade Brasileira de Ornitologia, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Centro Universitário do Pará (Cesupa).

O Congresso vai reunir na capital paraense cerca de 500 participantes, entre ornitólogos e pesquisadores de diversas áreas de conhecimento do Brasil e do exterior, alunos e professores de graduação e pós-graduação, representantes de organizações não-governamentais e da sociedade civil. Mais de duzentos trabalhos acadêmicos serão apresentados durante os seis dias de evento, dando uma boa amostra do que está sendo produzido no País em termos de conhecimento científico sobre a avifauna nacional.

Segundo o coordenador-geral do 13º CBO, o ornitólogo Alexandre Aleixo, do Museu Goeldi, a programação privilegia diversos aspectos da Ornitologia (ciência que estuda as aves) que podem ser aplicados na conservação dos ecossistemas da Amazônia. “A idéia é gerar um conhecimento básico sobre a diversidade de aves da região, que sirva para nortear a formulação de políticas públicas locais de conservação”, afirma Aleixo, curador da coleção ornitológica do Museu Goeldi.

Segundo o pesquisador do Goeldi, a grande novidade deste ano será a realização de minisimpósios voltados ao debate de ações prioritárias para a conservação de aves no Brasil. Outro destaque será a realização de minicursos de cinco horas de duração, que serão ministrados por especialistas da área. “Por meio dos mini-cursos pretendemos suplementar o conhecimento dos alunos sobre grandes temas relacionados à Ornitologia, como Ecologia, Taxidermia, fotografia de pássaros, entre outros”.

O 13º CBO é patrocinado pela Conservação Internacional (CI-Brasil), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Projeto Piatam Mar e Petrobras, além da organizações não-governamentais Avisbrasilis, e Bird Life International - Programa do Brasil.

Serviço

A abertura oficial do Congresso acontece neste domingo (30), às 20h, no Hotel Sagres, localizado na Av. Governador José Malcher, 2927, em Belém (PA). Na ocasião, o ornitólogo e vice-presidente de Ciências da Conservação Internacional, José Maria Cardoso da Silva, realizará uma conferência sobre a evolução da diversidade de aves nos biomas brasileiros. As demais atividades da programação serão realizadas no Centro de Ciências Biológicas, no Campus Básico da UFPA, localizado na Av. Augusto Corrêa, nº 1.

A programação completa do Congresso está disponível no portal do Museu Goeldi, no link http://www.museu-goeldi.br/hpcongresso. Mais informações pelo e-mail cbo@museu-goeldi.br, ou pelos telefones (91) 3217-6102 e 3274-1615

 
 
Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Maria Lúcia Morais)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.