Panorama
 
 
 
 

FUNAI PROMOVE ENCONTRO DE JOVENS INDÍGENAS NA BARRA DO BUGRES (MT)

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

26/10/2005 - Entre os dias 14 e 21 de outubro, a Funai realizou o seminário “Promoção de Direitos dos Adolescentes e Jovens Indígenas”, na Terra Indígena Umutina, na Barra do Bugres (MT). Durante o encontro, cerca de 170 jovens de 12 etnias discutiram sobre os problemas que enfrentam e sobre o modo de vida das aldeias.
Funai
Além de levantar propostas para atuação da Funai junto aos adolescentes, os seminários promovidos pela Coordenação Geral de Educação da Funai (CGE) proporcionam o intercâmbio entre ovens indígenas, para que eles possam conhecer e respeitar as diferenças culturais de cada povo.

Na abertura oficial, no dia 17, houve apresentação da dança cultural Umutina, paródia dos alunos da escola Julá Paré e discursos de autoridades locais. Reunidos durante o seminário, os jovens discutiram em grupos e, na plenária, decidiram reivindicar a criação de políticas públicas que garantam um futuro de qualidade, com inclusão social e espaço nos movimentos indígenas. A programação do seminário foi composta por diversas atividades, tais como: oficina de panificação e salgados; troca de sementes;
oficina e palestra sobre sexualidade (coordenada pela equipe de saúde local); histórias contadas por anciões indígenas; campeonato de arco e flecha e concurso de desenho. Para o encerramento, além de uma dança tradicional de todas as etnias presentes, os jovens indígenas participaram de um torneio de futebol. Para a realização do evento, a Funai (Coordenação Geral de Educação e Setor de Educação de Cuiabá) contou com o apoio da Otoparé - Associação das Mulheres Indígenas do Umutina, da Escola Indígena Julá Paré, da Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, da Universidade de Mato Grosso do Bugres-3º Grau Indígena, do Conselho Unikpbt-Umutina, Nambikuara, Irantxe, Kaiabi, Paresi, Bororo, Bakairi e Terena, e da Pastoral da Criança de Umutina.
 
 
Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Regina Rabelo)
Foto: Funai
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.