Panorama
 
 
 
 

MINISTÉRIO VAI DEFINIR POLÍTICA PARA UTILIZAÇÃO DO CARVÃO MINERAL COMO FONTE DE ENERGIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

25/10/2005 - O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, disse hoje (25) que o Ministério de Minas e Energia (MME) está trabalhando para definir uma política para a utilização do carvão mineral brasileiro. Os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, maiores produtores do minério no Brasil, serão, segundo o ministro, beneficiados.

"Faz parte da política do presidente Lula incorporar o carvão mineral na matriz energética de uma forma mais intensiva e o Rio Grande do Sul dos estados brasileiros é o que apresenta a melhor condição de exploração das reservas de carvão mineral por conta da maioria das suas jazidas se concentrar a céu aberto e já existir uma utilização bastante significativa desse energético", disse o ministro em entrevista às emissoras de rádio da Radiobrás (Rádio Nacional AM de Brasília, Nacional AM do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia OC) e emissoras parceiras.

O ministro destacou que a quantidade de carvão mineral existente no Rio Grande do Sul garantiria uma produção de energia elétrica equivalente a quatro usinas Itaipus durante quarenta anos. Ao ser questionado sobre a divisão dos royalties (pagamento de direitos) de Itaipu entre os moradores das regiões alagadas pelo reservatório, Rondeau afirmou que o projeto será discutido em lei e que é preciso levantar a questão junto à própria Itaipu para que se avalie e altere os regulamentos a respeito de royalties.

 



Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Irene Lôbo

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.