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MINISTRO LANÇA PLANO CORES DO BRASIL PARA INCENTIVAR TURISMO DOMÉSTICO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

28/10/2005 - O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, anunciou, nesta sexta-feira (28/10), o Plano Cores do Brasil. O objetivo é incentivar o turismo interno e dobrar, nos próximos cinco anos, o número de turistas em viagens entre os Estados brasileiros, atualmente estimado em 20 milhões anuais. Considerando-se o gasto médio diário por turista de R$ 70, em viagens de 10 dias, a meta representará um aumento de receita da ordem de R$ 14 bilhões em 2010.

“Queremos fazer, nos próximos cinco anos, tudo o que foi feito no turismo nos últimos 50 anos”, assinalou Mares Guia, citando o ex-presidente Juscelino Kubitscheck. Para isso, o Ministério do Turismo vai investir US$ 84 milhões por ano em ações de marketing e promoção que estimulem, principalmente, os brasileiros a visitar o próprio país.

O especialista em marketing turístico Josef Chias, responsável pela elaboração do Plano Cores, explicou que os turistas estrangeiros ficarão com menos de 20% do aumento projetado.“Estamos falando de viagens de lazer ou eventos, sem incluir viagens a trabalho”, observou Chias, que pretende elevar a participação do ecoturismo e do turismo cultural no total de viagens para, respectivamente, 18% e 15%.

O Plano Cores entrará em sua fase operacional já em 2006, com 60% dos recursos direcionados a programas voltados diretamente ao consumidor. Entre eles estão o programa Vai Brasil, para incorporar as classes C e D ao turismo, e o Brasil Experimente todas as estações, além de uma exposição itinerante pelos estados, com o tema Brasil – conheça e experimente. “Também é importante criar uma linha 0800 Brasil, já que nem todos os turistas têm acesso à Internet”, sugeriu Chias.

Roteiros - O consultor fez uma pesquisa, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, em que entrevistou 1,2 mil turistas e enviou equipes a 116 roteiros no país. Destes, 50 foram qualificados como aqueles que nenhum brasileiro pode perder. A pesquisa apontou, ainda, 10 destinos que conquistaram grau AAA no quesito aproveitamento dos roteiros e cinco que conseguiram o mesmo grau no quesito aproveitamento das marcas.

Dos 10 melhores roteiros, os cinco primeiros são, nesta ordem: Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Bahia de Todos os Santos e Costa dos Coqueiros, Costa do Descobrimento, Pólo Lençóis Maranhenses, Recife e Arredores. E as melhores marcas: Fernando de Noronha, Pólo Amazonas, Foz do Iguaçu, Pólo Lençóis Maranhenses e Pantanal.

Segundo Chias, o diagnóstico será entregue aos secretários estaduais de Turismo, para que cada um possa elaborar medidas de melhoria de infra-estrutura, acesso e sinalização turística, por exemplo.“É importante lembrar que não basta apenas pôr ofertas nas prateleiras. Turismo é infra-estrutura e sedução”, lembrou Chias, que lamenta, diante de uma diversidade tão grande quanto a brasileira, a oferta do produto Brasil ainda ser tão concentrada em destinos já consolidados.

O anúncio do Plano Cores do Brasil foi feito durante entrevista coletiva, no Riocentro, onde se realiza a Feira das Américas 2005, evento da Associação Brasileira das Agências de Viagem.

 
 
Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

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