Panorama
 
 
 
 

NÍVEL MAIS BAIXO EM 25 ANOS DE MEDIÇÃO

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Outubro de 2005

Tefé, 22.10.05, tarde

Duas estagiárias do Projeto Mamirauá nos falam sobre os impactos da seca na fauna local. Elas acabaram de arrastar um boto tucuxi morto, até uma praia próxima à cidade. Explicam que o baixo nível das águas faz os botos se enroscarem nas redes dos pescadores. Acabam sendo mortos, para salvar os apetrechos de pesca. Durante esta estação seca, Carolina Oliveira já encontrou mais de dez.
Ela trabalha no Programa Peixe-Boi, outra espécie prejudicada pela seca. O baixo nível das águas nos lagos os torna presas fáceis de pescadores. Seu sabor, altamente apreciado na culinária local, cria o mercado de consumo que estimula a captura.

Carolina nos leva até as Missões, onde está a igreja construída pelos jesuítas no início da colonização dessa região. Lá conferimos as réguas instaladas há 25 anos, para medir a oscilação entre a cheia e a vazante do rio Solimões, refletida aqui no lago de Tefé. Junto aos edifícios históricos, há uma típica comunidade cabocla da Amazônia.

Ali, encontramos seu José da Silva, encarregado, desde o início das medições, de anotar duas vezes por dia a altura das águas do
lago. `Seu` José nos mostra a enorme diferença entre o pico da cheia, em junho, quando o nível das águas atingiu 14,64 m, e o mínimo da vazante, de 1,10 m, registrado na régua há alguns dias. Ou seja, o lago baixou 13,54 m, nos últimos cinco meses. De acordo com seu José, o lago atingiu, neste ano, o nível mais baixo desde que as medições começaram, há 25 anos.
 
 
Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.