Panorama
 
 
 
 

OFICINAS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO MATO GROSSO DO SUL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

25/10/2005 - As comunidades rurais quilombolas de Furnas do Dionísio, em Jaraguari, e Furnas de Boa Sorte, em Corguinho, no Mato Grosso do Sul, participam esta semana da Oficina de Saneamento e Educação em Saúde. Em Furnas do Dionísio, a equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estará hoje (25) e amanhã (26) e em Boa Sorte, de quinta-feira (27) a sábado (29).

Em Furnas de Dionísio, os técnicos da Funasa/Presidência e da Coordenação Regional da Funasa em Mato Grosso do Sul (Core/MS) irão debater com os moradores as ações emergenciais para as prioridades apontadas na Oficina de Educação em Saúde, Mobilização Social e Comunicação, realizada em setembro último.

Durante a oficina, será feito um levantamento dos problemas referentes aos sistemas de abastecimento de água já existentes, de parte da comunidade ainda não atendida por água tratada e sobre as Melhorias Sanitárias Domiciliares. Os moradores também deverão apontar as possíveis soluções.

Em Boa Sorte, a comunidade irá discutir temas ligados ao saneamento como, água, esgotamento sanitário e lixo. No final da oficina, será formada uma comissão que irá apontar as prioridades a serem trabalhadas dentro da comunidade.

As oficinas são coordenadas pelos técnicos da Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde (Ascom), da Funasa Presidência, Jefferson Fagundes de Queiroz e Darci de Valadares Rodrigues Ventura; pelo técnico do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Desnp), Jamaci Avelino do Nascimento Junior; pela gerente do Sub-componente IV do Vigisus II - Saneamento em áreas de Comunidades Remanescentes de Quilombos, Martha Montenegro; além do técnico da Ascom de Mato Grosso do Sul, Bento Machado e do engenheiro Waldir Costa e Silva, da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp).
Fonte: Funasa

 
 
Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.