Panorama
 
 
 
 

ONG AMBIENTAL ELOGIA FISCALIZAÇÃO, MAS COBRA AGENDA POSITIVA DO GOVERNO

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (DF) – Brasil
Outubro de 2005

27/10/2005 - A Operação Ouro Verde, realizada ontem (26) por agentes da Polícia Federal e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), e que resultou na prisão de 43 envolvidos em falsificação e distribuição de Autorizações para Transporte de Produtos Florestais (ATPFs), "reflete o aumento de fiscalização e o empenho do governo em combater o comércio ilegal de madeira".

A afirmação consta de nota divulgada hoje (27) pela organização não-governamental WWF-Brasil. De acordo com o coordenador de políticas públicas do organismo, Mauro Armelim, o trabalho integrado mostra que o governo está procurando uma solução para o problema do desmatamento na Amazônia. "Não basta simplesmente colocar o Ministério do Meio Ambiente para correr atrás de madeireiros. Precisamos combater o crime ambiental que não está só no roubo de toras, porque essa atividade movimenta milhões e representa formação de quadrilha, evasão de divisas e sonegação", afirmou.

Apesar de aprovar essas ações, Armelim também cobrou iniciativas do governo: "É necessário o trabalho voltado para a agenda positiva, que é fomentar as ações legais como o manejo florestal, de forma a gerar divisas, empregos e a preservação da natureza". O coordenador lembrou ainda que a falta de fomento para ações legais faz com que muitos madeireiros passem a atuar na ilegalidade.

A Polícia Federal informa que além dos empresários, madeireiros, revendedores de carros, fiscais da Fazenda no Pará e despachantes presos, espera cumprir mais sete mandados de prisão, além dos 78 de busca e apreensão já executados nos estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Rondônia.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Fernanda Muylaert

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.