Panorama
 
 
 
 

OPERADORES ITALIANOS CONHECEM DESTINOS TURÍSTICOS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS NO BRASIL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

27/10/2005 - Dentro do projeto Caravana Brasil da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), um grupo de cinco operadores italianos percorreu, de 14 a 26 de outubro, a região de Mamirauá (AM), Chapada Diamantina (BA) e também a cidade do Rio de Janeiro (RJ) para conhecer projetos brasileiros ligados ao Turismo Sustentável. O grupo é associado à AITR (Associação Italiana de Turismo Responsável), que agrega operadoras e agências que comercializam pacotes de turismo social e sustentável.

De acordo com o Executivo do EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) da Itália, Geraldo Peccin, hoje existem naquele país muitas ONGs interessadas em turismo responsável. "As operadoras e agências ligadas a essas entidades praticam viagens em que os turistas não se hospedam em hotéis, mas sempre em casas de família para contribuir com a renda delas, não participam de práticas que possam poluir o meio ambiente e têm como princípio básico colaborar socialmente com os locais que visitam". Peccin conta ainda que "a idéia básica deles é unir o lazer à ajuda social, buscando a convivência com as comunidades. Além disso, os turistas ligados à AITR e outras ONGs de turismo sustentável combatem junto às populações locais o turismo sexual e procuram outras opções de viagens que saem do tradicional Sol e Mar".

Angelo Mortola, da Ram Viaggi, um dos operadores participantes, diz que voltará ao Brasil trazendo turistas identificados com estes conceitos. "Mamiraruá, Chapada Diamantina e Rio de Janeiro têm roteiros perfeitos para o turismo sustentável", exalta. Quem concorda também é Cristina Di Molfetta, da Venti & Correnti: "Todo o itinerário nos mostrou um Brasil que queremos promover. O Projeto Sempre Viva, na Chapada, os atrativos, o receptivo, a gastronomia e a hospedagem nos surpreenderam". Para Michela Lombardi, da Viaggi e Miraggi, a viagem foi uma grande oportunidade de conhecer produtos no Brasil desse segmento, e assim criar novos itinerários: "Foi uma bela ocasião oferecida pela EMBRATUR e o EBT para entrarmos em contato com operadores de turismo receptivo e promovermos estes destinos".

A AITR foi contatada para participar da Caravana Brasil por iniciativa do Escritório da Itália. A Caravana é um projeto da EMBRATUR em que operadores e jornalistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, viajam a destinos para conhecer os produtos turísticos brasileiros disponibilizados hoje no mercado internacional. A AITR também participou de um painel com exposição de modelos de sustentabilidade, durante o Fórum Mundial no Rio de Janeiro, na última terça-feira,dia 25, além de estar presente à Feira das Américas da ABAV (Associação Brasileira dos Agentes de Viagens), que acontece de hoje até domingo, também no Rio.

Franceses - Ao mesmo tempo em que os italianos visitavam destinos socialmente responsáveis, um grupo de seis operadores franceses interessados em Ecoturismo e Turismo Cultural conheceu, de 19 a 27 de outubro, as cidades do Rio de Janeiro, São Luís e Lençóis Maranhenses (MA) e Brasília (DF). Acompanhados pela Executiva chefe do EBT da França, sediado em Paris, Flávia Malkine, o grupo se surpreendeu, segundo ela, com a diversidade e acolhida que tiveram no Brasil. Adoraram a comida, flora, fauna e a qualidade dos hotéis. Flávia disse também que apenas dois deles conheciam o Rio e não imaginavam as possibilidades reais de comercialização que os outros lugares visitados tinham. "São pessoas que viajam muito, são experimentadas em Ecoturismo, conhecem o Oriente Médio, por exemplo, e não faziam idéia de que no Brasil há um deserto cercado de várias lagoas de água doce por toda a parte", conta, referindo-se aos Lençóis Maranhenses. "Além disso, eles ficaram muito impressionados com o Centro Histórico de São Luís e com Brasília. Com apenas duas horas na cidade eles já puderam perceber a riqueza arquitetônica, excelente produto turístico que a cidade oferece", conclui.

Ao mesmo tempo em que os italianos visitavam destinos socialmente responsáveis, Acompanhados pela Executiva chefe do EBT da França, sediado em Paris, Flávia Malkine, o grupo se surpreendeu, segundo ela, com a diversidade e acolhida que tiveram no Brasil. . "São pessoas que viajam muito, são experimentadas em Ecoturismo, conhecem o Oriente Médio, por exemplo, e não faziam idéia de que no Brasil há um deserto cercado de várias lagoas de água doce por toda a parte", conta, referindo-se aos Lençóis Maranhenses. "Além disso, eles ficaram muito impressionados com o Centro Histórico de São Luís e com Brasília. Com apenas duas horas na cidade eles já puderam perceber a riqueza arquitetônica, excelente produto turístico que a cidade oferece", conclui.

 
 
Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.