Panorama
 
 
 
 

PRESIDENTE DA ANA VEM PARA SEMINÁRIO DE LABORATÓRIOS EM MS

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Outubro de 2005

26/10/2005 – O diretor-presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), José Machado, estará em Campo Grande no dia 3 de novembro participando do 3º Seminário Regional de Acreditação (credenciamento) de Laboratórios em Análises da Qualidade da Água. O evento terá palestras de técnicos da ABNT, Inmetro e ANA e vai reunir representantes de 66 entidades e instituições da área dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas e Pernambuco.

Mato Grosso do Sul tem um dos melhores programas de monitoramento da qualidade da água no país, conforme avaliação do Ministério do Meio Ambiente, que comparou e classificou os programas estaduais considerando critérios como extensão da rede, parâmetros e freqüência de análise, forma de tratamento e divulgação dos dados. A rede de pontos de coleta já cobre 70% do território sul-mato-grossense: na Bacia do Alto Paraguai existem 74 pontos, abrangendo todas as seis sub-bacias, e na Bacia do Rio Paraná estão outros 34 pontos, instalados em duas sub-bacias (Ivinhema e Aporé), restando ainda sete para completar a cobertura.

Por essa razão o Estado foi escolhido pela ANA para sediar o seminário sobre acreditação de laboratórios, uma atividade do Prolab (Programa Nacional de Acreditação de Laboratórios em Análises da Qualidade da Água), que dá suporte legal às ações de regulação do uso da água e de monitoramento da qualidade das águas em todo o país.

O evento – A abertura do evento será às 10 horas, no auditório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas). Além da presença do diretor-presidente da ANA, José Machado, devem participar o governador Zeca do PT, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira, diretor-presidente do Imap (Instituto de Meio Ambiente Pantanal), Cid Rôner, diretor de Departamento da ANA, Dalvino Troccoli Franca, entre outras autoridades.

Na manhã do primeiro dia acontecerão três palestras: A Gestão dos Recursos Hídricos no Mato Grosso do Sul, com o gerente de Recursos Hídricos do Imap, Walderi Dias, Requisitos Legais e Demandas da Agência Nacional de Águas, com a superintendente de Fiscalização da ANA, Gisela Forattini, e A Associação Brasileira de Normas Técnicas e a Avaliação da Conformidade, com o coordenador de Normalização da ABNT, Álvaro Almeida.

À tarde serão realizadas mais duas palestras: O Processo de Acreditação de Laboratórios no Brasil, com o chefe de Divisão de Credenciamento de Laboratórios de Ensaios e Calibração do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), João Carlos Antunes de Souza, e o Fórum de Discussão sobre Ensaios de Proficiência de Elementos Traço em Água, com a diretora de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro, Renata Martins Horta Borges.

No segundo dia se sucedem mais sete palestras: pela manhã fala a assessora especial da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia, Lea Cortier de Freitas, sobre Ações de Fomento na Área de Tecnologia Industrial Básica e sua Aplicação na Área de Recursos Hídricos; em seguida o diretor técnico do Instituto de Tecnologia do Sergipe aborda a Acreditação de Laboratórios, Desafio ou Realidade?

Após um pequeno intervalo, ainda pela manhã do dia 4, mais duas palestras: Dificuldades Técnicas no Processo de Gestão da Qualidade Analítica, com o gerente técnico da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), Ademar de Bernal Baldi, e Contagem de Cianobactérias – Proposta de um Guia de Referência, com a representante do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Lívia Fernanda Agujaro.

Na parte da tarde outros três palestrantes: Luzia Cristina Rodrigues, do Laboratório de Análises Minerais, falará sobre Água Mineral – Parâmetros Analisados; Fernando Antônio Bauab, da Medusa Biológica e Ambiental, que abordará Bioindicadores da Qualidade da Água – Quelônios, e o técnico do Imap Luis Mário Ferreira, coordenador do Centro de Controle Ambiental, sobre A Qualidade das Águas Superficiais no Mato Grosso do Sul. O encerramento do evento está previsto para as 17 horas.

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.