Panorama
 
 
 
 

PRESIDENTE LULA REAFIRMA PRIORIDADE PARA O TURISMO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

27/10/2005 - Presidente Lula e ministro Walfrido dos Mares Guia, governadora Rosinha Matheus e presidente da ABAV, João Pereira Martins, visitam o estande Roteiros do Brasil, do MTur, na Feira das Américas, no Rio. Fotógrafo: Ricardo Stuckert/PR

O Presidente Luís Inácio Lula da Silva reafirmou a prioridade do governo federal para o turismo e pediu aos empresários do setor que promovam a imagem turística do Brasil no exterior. Ao lado do presidente, o ministro Walfrido dos Mares Guia anunciou que estão previstos para 2006 recursos da ordem de R$ 200 milhões para promoção do turismo brasileiro nos mercados internacional e nacional. Os dois participaram da abertura oficial do 33º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2005, no Riocentro, nesta quinta-feira (27/10).

Pelo segundo ano consecutivo, o Presidente Lula compareceu à sessão solene de abertura do evento, considerado o maior do gênero na América Latina. Desta vez, no entanto, o presidente, que completa 60 anos, foi brindado com uma interpretação do “Parabéns para você” pela cantora Fafá de Belém.

Em seu discurso, o Presidente Lula disse que o Brasil precisa se mostrar no exterior. “Não é vaidade e não é arrogância. Os defeitos que nós temos, os nossos competidores mostram; as virtudes que nós temos, somos nós que temos que mostrar”, afirmou. Ele observou, ainda, que a aplicação de recursos no turismo não significa gasto e sim investimento.

Investimento - O ministro do Turismo confirmou, em seu discurso, que o setor tem tido todo o apoio do governo federal para concretizar as metas estabelecidas no Plano Nacional de Turismo. Disse que todas as áreas de governo – como Ministérios da Fazenda e Planejamento e Casa Civil – estão sintonizadas com o entendimento de que a promoção turística do país é investimento.

“Promoção para o setor de turismo é tão importante como a construção de escolas para a educação, hospital para a saúde, a rodovia para o transporte e a segurança”, disse. Informou que para o ano que vem estão previstos investimentos de 120 milhões de reais para a promoção internacional e 80 milhões para a promoção nacional.

O ministro Mares Guia informou, também, que durante a Feira das Américas será anunciado pelo Ministério do Turismo um programa que vai estimular o brasileiro a viajar mais pelo Brasil, com preços populares e pacotes turísticos na baixa temporada.

Afirmou que o Ministério do Turismo vem realizando, com sucesso, as metas estabelecidas desde a sua criação, há exatos 33 meses e 27 dias, disse. “Estamos cumprindo a nossa parte, mas nesse período que ainda temos pela frente muita coisa vai acontecer e nós vamos atingir as nossas metas”, explicou. “Se nós remarmos todos na mesma direção, não há força que impeça que nós atinjamos as nossas metas”.

Feira - A Feira das Américas está ocupando quatro pavilhões do Riocentro, totalizando uma área de 56.869 metros quadrados. Até domingo, são esperadas mais de 20 mil pessoas. Também está confirmada a presença de representantes de 88 operadoras estrangeiras, de nove países das Américas, 12 da Europa, além da Rússia e Austrália.

A solenidade de abertura, realizada no auditório do Riocentro, teve a presença também da governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, do vice-prefeito do Rio, Otávio Leite, e de representantes de todo o setor.

 
 
Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa (Marlene Gomes)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.