Panorama
 
 
 
 

PRIMEIRO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DEVE SER CRIADO

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Outubro de 2005

26/10/2005 – O Conselho Estadual de Recursos Hídricos se reúne às 14 horas de hoje, no auditório da Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), para deliberar sobre a proposta de criação do Comitê da Bacia do Rio Miranda, o primeiro órgão gestor das águas no Estado a ser formalizado.

O Comitê da Bacia do Miranda vem sendo discutido por entidades não governamentais e organismos públicos desde 2001, em sucessivas reuniões, seminários, oficinas e encontros. Todos os dados da bacia já foram levantados, assim como as sugestões dos diferentes segmentos para a gestão das águas. São exigências da legislação para que possa ser formalizado o comitê. Na bacia do rio Miranda vivem 51% dos habitantes do Estado.

Além desse tema, os membros do Conselho discutem e deliberam sobre outras questões de caráter administrativo. O Conselho Estadual de Recursos Hídricos é composto por 22 membros titulares e 24 suplentes, sendo presidido pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira, ou na sua ausência pelo gerente de Recursos Hídricos do Imap (Instituto do Meio Ambiente Pantanal), Walderi Dias.

Participam todos os segmentos da sociedade: organizações civis, como o Cidema (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Miranda e Apa), organizações técnicas e de ensino e pesquisa (universidades, Embrapa), organizações não governamentais (Sociedade para o Desenvolvimento do Pantanal-Sodepan), empresas que atuam no setor de saneamento (Sanesul) e energia hidrelétrica (Enersul), entidades que reúnem produtores rurais (Famasul e Acrisul), de irrigação, setor de pesca e aqüicultura, turismo, esporte, lazer, Assembléia Legislativa e as demais secretarias de governo.

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.