Panorama
 
 
 
 

PROJETO PODE MELHORAR AS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO DA REGIÃO AMAZÔNICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

26/10/2005 - Melhorar as condições de vida das populações rurais através da gestão participativa e sustentável dos recursos florestais e das terras agrícolas é um desafio que o Projeto Florestas e Agricultura na Amazônia (Floagri) pretende realizar nas regiões amazônicas do Brasil, Equador e Peru.

Para marcar o lançamento do projeto, que conta com o financiamento da União Européia e duração de 42 meses, especialistas e técnicos apresentarão o Floagri a diversas organizações públicas e privadas regionais que atuam em prol do desenvolvimento sustentável no dia 26 de outubro, às 17 horas, no Hotel Beira Rio. em Belém - PA.

Há mais de trinta anos, a Amazônia continental vem conhecendo uma das mais fortes taxas de desflorestamento do mundo. Apenas na Amazônia brasileira cerca de 2 milhões de ha de florestas por ano são convertidos por atividades agropecuárias.

Os ecossistemas florestais amazônicos representam cerca de 50% das florestas tropicais úmidas do planeta e desempenham um papel primordial, tanto para as populações locais que dependem delas para sua subsistência, como para a conservação da biodiversidade, a manutenção dos equilíbrios hidrológico e climatológico regionais, e a proteção dos solos.

Neste cenário a gestão sustentável dos recursos florestais é uma ferramenta chave para contribuir a conservação das florestas amazônicas, ao mesmo tempo que pode ser uma fonte de renda adicional para as populações locais.

Entretanto, apenas o uso de itinerários técnicos para a gestão sustentável dos recursos florestais não é suficiente: é preciso compatibilizar as atividades agrícolas com o manejo florestal sustentável. E, é esse o principal desafio que o projeto Florestas e Agricultura na Amazônia (Floagri) pretende enfrentar.

A estratégia de trabalho envolve a implementação e a validação desses sistemas integrados de manejo de recursos naturais em sítios demonstrativos na Amazônia brasileira, equatoriana e peruana.

No Brasil, abrangerá dois pólos (Rio Capim e Transamazônica) do programa do Proambiente; no Equador o projeto atuará no vale do Quijos, que conta com florestas ainda bem conservadas; e no Peru na região do alto Huallagua, localizado no piemontês andino.

A coordenação geral é do departamento florestal do Centro de Cooperação Internacional de Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), com sede na França e contará com as parcerias da Embrapa Amazônia Oriental (Belém - PA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Fundação Agrícola do Nordeste Paraense (Fanep), (Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP) de Altamira - PA, Universidad Nacional Agraria de la Selva (Unas), Tingo Maria, Peru e Instituto Nacional Autônomo de Investigaciones Agropecuárias (Iniap), Quito, Equador.

 
 
Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Ana Laura Lima)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.