Panorama
 
 
 
 

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES COMEÇA EM GABRIEL MONTEIRO (SP)

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2005

28/10/2005 - A Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA inicia no próximo dia 5 de novembro, em Gabriel Monteiro, na região de Araçatuba, o trabalho de recuperação de aproximadamente 100 hectares de área de mata ciliar ao longo do Córrego Barreiro. A iniciativa faz parte do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares do Estado de São Paulo, que selecionou 15 projetos em cinco bacias, para promover a revegetação em uma área de 1.500 hectares num prazo de quatro anos.
O objetivo do projeto, que vai investir US$ 7,7 milhões doados pelo Global Environment Facility - GEF, por intermédio do Banco Mundial, é de pesquisar modelos em diferentes biomas para orientar processos de restauração de mata ciliar, de educação ambiental, desenvolvimento de instrumentos econômicos para sua recuperação, conscientização de proprietários rurais e a criação de postos de trabalho e geração de renda.
O prefeito de Gabriel Monteiro, Miguel Lopes Belmonte, incluiu o início das atividades do projeto nas programações do aniversário do município, no dia 5 de novembro, às 10 horas, na Praça São Pedro, no centro da cidade. A solenidade vai contar com a presença de representantes das secretaria estaduais do Meio Ambiente e da Agricultura e Abastecimento, além de Helena de Queiroz Carrascosa, coordenadora do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares, de representante do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe e de autoridades da região.
O projeto
O Projeto de Recuperação de Matas Ciliares do Estado de São Paulo tem o objetivo de, ao final de quatro anos, propor um programa de recomposição ambiental das áreas ripárias, revertendo o quadro de degradação de um milhão de hectares, ao longo de 120 mil km de margens de rios, lagos, nascentes e reservatórios. O projeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, reforçando a dimensão ambiental do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas (PEMH), que já investe US$ 11,82 milhões em mais 700 microbacias, desenvolvendo ações voltadas para a melhoria da produtividade das propriedades rurais.
Segundo Helena de Queiroz Carrascosa, o projeto é resultado de um exercício de adequação de interesses e, por se tratar de uma ação sistêmica, sua execução é integrada com outros órgãos estaduais, devendo trazer uma contribuição significativa para o aperfeiçoamento da gestão pública.
Os 15 projetos estão sendo desenvolvidos nas seguintes bacias hidrográficas: Aguapeí, Mogi-Guaçu, Paraíba do Sul, Piracicaba-Capivari-Jundiaí e Tietê-Jacaré. Os resultados do projeto deverão se refletir por todo o Estado, com a difusão de informações, capacitação, oferta de sementes e de assistência técnica, promoção de instrumentos econômicos e institucionais para a recuperação de áreas degradadas e a restauração florestal.
Os projetos, definidos a partir de critérios estabelecidos junto com os comitês de bacias hidrográficas, serão desenvolvidos nestas 15 microbacias:

BACIA MUNICÍPIO MICROBACIA
Aguapeí Garça Córrego Barreiro
Gabriel Monteiro Córrego Barreiro
Pacaembu Córrego Éden
Mogi-Guaçu Socorro Ribeirão do Meio
Águas da Prata Rio da Prata
Jaboticabal Córrego Rico
Paraíba do Sul Cunha Rio Paraibuna
Redenção da Serra Ribeirão dos Afonsos
Guaratinguetá Ribeirão Guaratinguetá
Piracicaba, Capivari e Jundiaí Nazaré Paulista Ribeirão Moinho
Cabreúva Ribeirão Piraí
Joanópolis Ribeirão Cancã
Tietê-Jacaré Mineiros do Tietê Ribeirão São João
Jaú Córrego Santo Antonio
Bauru, Arealva e Pederneiras Ribeirão Bonito

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.