Panorama
 
 
 
 

AVE MIGRATÓRIA RESGATADA POR RIBEIRINHO É SOLTA NO AMAPÁ

Panorama Ambiental
Macapá (AP) – Brasil
Novembro de 2005

Técnicos do Ibama e ribeirinhos realizaram na manhã de ontem, na Ilha de Santana, a soltura de uma gaivota (Sterna sp) que foi resgatada há dias por um morador da região. A ave havia sido socorrida no dia 23 de outubro pelo catraieiro José Amarildo de Almeida Souza, durante o percurso habitual na travessia entre a comunidade localizada na Ilha e a cidade de Santana. De acordo com Seu Amarildo, o animal debatia-se às margens do rio, a cerca de 50 metros do trapiche de atracação das catraias – embarcações utilizadas no transporte dos moradores da região. Sensibilizado com o aspecto da ave, levou-a para casa, onde improvisou uma gaiola de madeira, telada com malha plástica e coberta por palha e passou a cuidar da gaivota. Todos os dias pescava em um igarapé próximo a sua moradia e depositava pequenos peixes e camarões em uma calha de PVC, no interior da gaiola. A ave, atraída pelo movimento dos pescados na água, rapidamente os predava e, desse modo, foi sendo alimentada.

Os cuidados do ribeirinho com o animal despertaram a atenção dos técnicos do Núcleo de Fauna do Ibama. Segundo o veterinário Mauro Jackson, a forma como foi tratada possibilitou uma rápida reabilitação da ave. “Isso depende muito do recuperador. Às vezes, são pescadores que não possuem muitos recursos e, na maioria dos casos, as aves chegam muito debilitadas e acabam morrendo antes que a recuperação seja feita”. Como a gaivota permaneceu em um recinto adequado e recebeu alimentação apropriada, em poucos dias pode ser devolvida à natureza.

Examinando a ave, os técnicos encontraram uma anilha e as informações registradas – Call 1800 -327 DAND, laurel MD, 20708 USA, 1182-68040 -, indicam que o animal migrou dos Estados Unidos. As informações foram repassadas ao Centro de Pesquisa Nacional para Conservação de Aves Silvestres (Cemave), mantido pelo Ibama, que mantém contatos com instituições semelhantes no exterior. “Mesmo que a pessoa encontre a ave morta, ela deve procurar o Ibama ou o Cemave. Na anillha está contido um código formado por letras e cinco números, que indicam a procedência do animal e, em casos de recuperação, o centro de anilhamento responsável é informado”, ressalta Mauro.

Rotas migratórias - Entre as quase 200 espécies de aves consideradas migratórias, muitas podem ser encontradas no Brasil, que recebe aves originárias do hemisfério Norte, vindas dos Estados Unidos, Canadá, México e países da América Central. Também existem rotas migratórias de aves provenientes dos países vizinhos, especialmente Argentina, Uruguai, Chile e até mesmo do continente antártico, que permanecem em média, seis meses no país. O Cemave é o único centro em toda a América Latina que acompanha a trajetória de aves migratórias continentais e coordena, em nível nacional, o uso de marcadores.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Patrícia Sullivan)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.