Panorama
 
 
 
 

CONSEMA APROVA NOVOS MUNICÍPIOS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Novembro de 2005

04/11/2005 - O Rio Grande do Sul está com 118 municípios habilitados a fazerem o licenciamento ambiental de atividades que geram impacto local. A reunião extraordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), realizada nesta sexta-feira (4), na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), aprovou os processos de oito municípios: Portão – região Metropolitana, Giruá - Missões, Coqueiro Baixo e Vespasiano Corrêa – Vale do Taquari, Vila Flores – Encosta Nordeste, Santa Cecília do Sul - Nordeste, Selbach – Planalto Médio, e Pareci Novo- Vale do Caí.

Alguns prefeitos, secretários municipais e vereadores desses municípios assistiram a reunião. O prefeito de Pareci Novo, Oregino José Francisco, disse que a municipalização do licenciamento é mais um passo para o desenvolvimento da cidade, dando continuidade ao processo de conscientização ambiental da população. Para o prefeito de Coqueiro Baixo, Veríssimo Caumo, o licenciamento local é uma soma de esforços com os órgãos de preservação ambiental, nas esferas estadual e federal. “Buscamos fazer o melhor para a qualidade de vida da comunidade, e isso passa por um meio ambiente saudável”, falou Caumo. O secretário da Agricultura de Giruá, Airton Beutinger, afirmou que o município, essencialmente agrícola, é o segundo maior produtor de trigo e o 5° de soja do Estado, sendo o primeiro na região das Missões a habilitar-se ao licenciamento ambiental.

Para buscar a habilitação ao licenciamento local, os municípios enviam seus processos à central de atendimento do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga/RS) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Depois, são encaminhados ao Consema para análise e votação.

A reunião foi conduzida pelo presidente do Consema, Valtemir Bruno Goldmeier.

Municípios habilitados em 04/11:
1. Vila Flores, na Encosta Superior do Nordeste: 156 Km² e 3.086 habitantes
2. Coqueiro Baixo, no Vale do Taquari: 112,33 km² e 1.601 habitantes
3. Giruá, na Missões: 835,04 Km² e 19.152 habitantes
4. Santa Cecília do Sul, Nordeste: 191 Km² e 1.716 habitantes
5. Selbach, no Planalto Médio: 178 Km2 e 4.861 habitantes
6. Vespasiano Corrêa, no Vale de Taquari: 113,83 km² e 2.209 habitantes
7. Portão, região Metropolitana: 157,4 km2, cerca de 30 mil habitantes
8. Pareci Novo, no Vale do Caí: 58,2 Km² e 3.479 habitantes

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.