Panorama
 
 
 
 

FISCALIZAÇÃO DA PIRACEMA SERÁ CONCENTRADA NOS RIOS NESTE ANO

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Novembro de 2005

03/11/2005 – O esquema de fiscalização da Polícia Militar Ambiental durante o período de Piracema que começou hoje e se estende até 28 de fevereiro próximo traz novidades com relação ao ano anterior. Ao invés de barreiras nas rodovias para apreender os pescados, os policiais vão percorrer os rios, dar flagrantes nos pesqueiros e vigiar sobretudo as cachoeiras, explicou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira. “Não adianta apreender o peixe morto. Nós precisamos dele vivo, povoando nossos rios”, argüiu.

Aumentou o efetivo que será empregado pela Polícia Militar Ambiental no trabalho: de 246 homens no ano passado para 349 neste ano. Na solenidade de lançamento oficial da Campanha da Piracema, hoje pela manhã no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, o governador Zeca do PT entregou sete novas viaturas, três lanchas, 11 barcos de alumínio, motores de popa, carretas reboques para barcos, hélices para motor de popa e coletes salva-vidas, investimento superior a R$ 1 milhão.

O secretário admitiu que se houvesse mais equipamentos, maior seria a abrangência da fiscalização, porém lembrou o avanço conseguido nessa área durante o governo Zeca, que faz com que a cada ano diminuam as atividades ilegais de extração de recursos naturais. “Sempre houve dificuldade, mas precisamos agir com o que temos, contornar os problemas e garantir que a proibição da pesca nesse período se cumpra, para que os peixes possam se reproduzir e povoar os rios.”

A PMA vai montar postos nas cachoeiras dos rios Apa (Porto Murtinho), Branca (do rio Verde, em Água Clara), Sossego (rio Aquidauana, em Rochedo), Anhanduí (Santa Rita do Pardo), Morcego e Serrano (rio Aquidauana, em Aquidauana), e Palmeiras (rio Taquari, em Coxim); além da barra do rio Aquidauana com o rio Miranda (Miranda), nos postos do Nabileque e Albuquerque (rio Paraguai, em Corumbá); no Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema (em Jateí); nas usinas de Mimoso (rio Pardo, em Ribas do Rio Pardo) e Engenheiro Sérgio Mota (rio Paraná, em Batayporã); cachoeira do Salto Pirapó (rio Amambai, em Juti); e no posto do rio Sucuriú (Costa Rica).

Selo – na solenidade estava presente o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Jânio Pohren, que fez o lançamento oficial de um selo especial alusivo ao período de defeso dos peixes. A arte do selo – do artista plástico Álvaro Nunes – mostra o espetáculo da piracema, quando os peixes nadam contra a correnteza e desafiam até as cachoeiras a procura das cabeceiras dos rios para desovar.

O selo será um instrumento de conscientização, ponderou Jânio Pohren. Ele citou outras iniciativas dos Correios na defesa do meio ambiente, como a Carta Ambiental que traça as diretrizes seguidas pelos funcionários da instituição no esforço de preservação. “Todos nossos diretores fazem a coleta seletiva do lixo”, frisou.

Manual – Também na solenidade foram entregues os primeiros exemplares do Manual do Pescador Amador elaborado pela Sema, com todas as diretrizes e informações úteis para o turista que deseja pescar nos rios do Estado. Estavam presentes, além do governador e do secretário de Meio Ambiente, o vice-governador Egon Krakhecke, deputado federal Antônio Cruz (PP), deputados estaduais Pedro Teruel (PT) e Antônio Carlos Arroyo (PL), presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), Jorge Machado, entre outras autoridades.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.