Panorama
 
 
 
 

MORATÓRIA DA PESCA SERÁ DECIDIDA PELO CONSELHO, AFIRMA EGON

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Novembro de 2005

03/11/2005 – O vice-governador Egon Krakhecke, falando em nome do governo do Estado na solenidade de lançamento da Campanha de Piracema 2006, hoje pela manhã no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, disse que será o Conpesca (Conselho Estadual de Pesca) quem decidira se a pesca será ou não suspensa no Estado por quatro anos, como propõe o governo.

“É no Conpesca que se debatem e se decidem todas as medidas importantes em relação à preservação do estoque pesqueiro de Mato Grosso do Sul. É um foro democrático, com ampla representatividade e autoridade, um instrumento efetivo de controle social. O que o Conpesca decidir o governo acatará.”

A proposta levada pelos governadores Zeca do PT e Blairo Maggi (MT) ao ministro de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, prevê uma moratória de quatro anos na pesca profissional dos dois Estados. Os pescadores serão compensados com um salário mínimo mensal no período, além de freqüentarem cursos profissionalizantes para que encontrem outras alternativas de renda.

Falou em nome da categoria o presidente da Associação de Pescadores de Ladário, Edevail Soares. “Temos que tomar uma atitude para preservar o Pantanal. Não tem mais peixe mesmo. Então tem que proibir a pesca.” Para o deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PL), que representa a Assembléia no Conpesca, o assunto deve ser debatido sem radicalismos pelo conselho e a atitude mais razoável deve ser adotada.

Egon Krakhecke frisou que talvez nem seja a pesca profissional a maior ameaça aos estoques pesqueiros, mas problemas de degradação ambiental que causam desequilíbrio no meio ambiente, dificultando a reprodução dos peixes, e ainda a pesca predatória. “Essa nós devemos combater sem trégua. A pesca ilegal só traz prejuízos ao meio ambiente e ao Estado.”

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.