Panorama
 
 
 
 

PARNA MONTANHAS DO TUMUCUMAQUE TERÁ SEDE EM SERRA DO NAVIO

Panorama Ambiental
Macapá (AP) – Brasil
Novembro de 2005

(03/11/05) - No próximo sábado (05) será inaugurada no município de Serra do Navio (AP), a sede do Parque Nacional (Parna) Montanhas do Tumucumaque, o maior parque de floresta tropical do mundo. Na ocasião, um complexo de três obras – Unidade de Apoio Administrativo, Alojamento e Casa de Embarcações –, que totalizam um investimento de R$ 200 mil, será entregue à gerência do Ibama no Amapá e à chefia do Parque.

Com 3,8 milhões de hectares de extensão, o Parna Montanhas do Tumucumaque representa um quarto do estado do Amapá e o seu portão de entrada será o município de Serra do Navio, que fica na porção sul da unidade. “A inauguração da sede do Parque irá mostrar à opinião pública que o Ibama e os demais parceiros estão cumprindo o seu dever e o plano firmado entre essas instituições”, explica Edivan Barros, gerente executivo do Ibama no Amapá.

Antes da construção da sede, o gerenciamento do Parna era feito a partir de Macapá, o que acarretava dificuldades logísticas e operacionais. A mudança para Serra do Navio irá facilitar o trabalho da equipe responsável pela gestão da unidade e contribuirá para a elaboração de seu plano de manejo. “Atividades de fiscalização, pesquisa científica e educação ambiental terão maior integração e viabilidade com a proximidade entre o novo posto de trabalho e a área protegida”, aponta Edivan. De acordo com o gerente, trabalhos com as comunidades que vivem no entorno do Parque, como o fortalecimento do Conselho Consultivo e o desenvolvimento de alternativas econômicas sustentáveis para os moradores da região, também serão melhor gerenciados a partir da inauguração da sede.

“Esse conjunto de obras em Serra do Navio representa o primeiro local completo para desenvolvermos nossas atividades e propiciará melhores condições de trabalho à nossa equipe. Com a nova sede ficará tudo mais fácil”, confirma Marcela de Marins, chefe substituta do PARNA.

Com cerca de 275 metros quadrados, a sede do PARNA do Tumucumaque compreende a Unidade de Apoio Administrativo, que deverá funcionar como escritório; um alojamento para abrigar a equipe de funcionários do Ibama e uma Casa de Embarcações apta a armazenar equipamentos utilizados em expedições científicas e atividades de fiscalização dentro da área protegida.

As obras da sede do PARNA foram financiadas pela organização ambientalista Conservação Internacional (CI-Brasil) com recursos do Global Conservation Fund ou Fundo Global para a Conservação (GCF) e contou com apoio do Governo do Estado, que doou os terrenos para as construções.

“A inauguração dessa sede representa mais um importante passo para a implementação de uma gestão efetiva do PARNA do Tumucumaque. A Conservação Internacional está muito orgulhosa de poder contribuir com essa iniciativa, que mostra o nosso compromisso com a implementação do Corredor de Biodiversidade do Amapá”, comenta José Maria Cardoso da Silva, vice-presidente de Ciência da CI-Brasil. Outras ações também já foram colocadas em prática: a formação de uma equipe técnica para a unidade de conservação, a realização de expedições científicas e de reconhecimento na área protegida, a reformulação e implementação do Conselho Consultivo e o estreitamento de parcerias estratégicas junto a outras instituições.

Expedições Científicas – Assim como a construção de infra-estrutura, um importante componente para a implementação do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é o programa de inventários biológicos, realizado através de expedições científicas a vários pontos da unidade de conservação.

Três importantes expedições já aconteceram no PARNA, com a finalidade de coletar, pela primeira vez, informações sobre a biodiversidade (fauna e flora) e a geomorfologia (tipos de relevo, por exemplo). Os dados coletados farão parte do Plano de Manejo e, conseqüentemente, darão apoio ao gerenciamento da unidade pelo Ibama.

A primeira aconteceu em outubro de 2004 e esteve na divisa entre o Rio Amapari e o Rio Anacuí, centro-leste do Parque. O noroeste do PARNA, a 10 quilômetros da fronteira entre Suriname e Guiana, foi visitado pelo grupo de pesquisadores em janeiro de 2005. A terceira viagem de campo ocorreu entre agosto e setembro deste ano e visitou o norte da Unidade, tendo o Rio Anotaiê como ponto de referência.

Desde o dia 27 de outubro, a equipe das expedições encontra-se no PARNA, estudando uma região próxima ao Rio Mutum. A previsão é de que a quarta expedição se encerre no dia 17 deste mês. Até o final do ano, acontecerá mais uma expedição científica na região.

“Até agora, entre as regiões visitadas, a área mais bem preservada e com a maior densidade de animais foi a do Rio Mapaoni, de difícil acesso, estudada na segunda expedição. Lá os bichos não eram ariscos, chegavam a acompanhar a equipe, o que demonstra que não sofrem pressão de caça e não têm contato com o homem”, explica Cláudia Funi, pesquisadora do IEPA e integrante da equipe das expedições.

As expedições científicas ao Corredor de Biodiversidade do Amapá são realizadas pela parceria entre o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), o Ibama, o Governo do Amapá, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e a CI-Brasil.

PARNA do Tumucumaque – Considerado uma das últimas áreas de floresta tropical intocada do planeta, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque foi criado em agosto de 2002 e compreende 3,8 milhões de hectares de floresta amazônica. Localiza-se no estado do Amapá, com uma pequena porção no estado do Pará e tem como função assegurar a preservação dos recursos naturais e da diversidade biológica, bem como proporcionar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, de recreação e turismo ecológico. O Parque do Tumucumaque forma o centro do Corredor de Biodiversidade do Amapá, uma iniciativa ambiciosa de conservação que visa proteger 11 milhões de hectares de florestas e outros ecossistemas no Amapá.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Patrícia Sullivan)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.