Panorama
 
 
 
 

PESQUISADORES ANALISAM ALTERNATIVAS PARA O USO DE RESÍDUOS DO PÓS-COLHEITA

Panorama Ambiental
Brasília (DF)– Brasil
Novembro de 2005

03/11/2005 - Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos - SP) e o Escritório de Negócios de Campinas da Embrapa Transferência de Tecnologia, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, realizarão nos dias 10 e 11 de novembro, uma oficina de trabalho para analisar e discutir alternativas de uso para a palhada que sobra da colheita de sementes de capim.

Essa palhada tem sido um grande problema ambiental para os produtores de sementes de capim que, por falta de alternativas, queimam esse resíduo. O evento é dirigido a técnicos, produtores de sementes e ambientalistas e terá a participação de especialistas brasileiros e da Irlanda. O problema da palhada também ocorre nas lavouras de cana-de-açúcar e as usinas de açúcar, as destilarias de álcool e os produtores de cana têm demonstrado interesse em solucionar essa questão.

Anualmente são produzidas, no Brasil, cerca de 2 milhões de toneladas desse tipo de palhada. O encontro vai analisar e avaliar o potencial de uso desse resíduo, com apresentações de especialistas e de produtores de sementes de capim. Dentre as alternativas a serem avaliadas estão o uso desse tipo de palhada no plantio direto; na produção de energia; na produção de compostos orgânicos; na alimentação de ruminantes; em cama de aviários, além do potencial de sua utilização na obtenção de produtos químicos.

O resíduo da colheita de sementes de capim caracteriza-se pelo grande volume, pela baixa digestibilidade para animais ruminantes e pelo baixo teor de proteína bruta, características que limitam a sua utilização na alimentação de bovinos. A identificação de alternativas de utilização e descarte da palhada têm grande potencial de impactos positivos, dos pontos de vista econômico, ambiental e social.

A produção e a comercialização de sementes de capins tropicais é atividade de grande expressão econômica no Brasil, com estimativa de mercado interno de cerca de 100 mil toneladas anuais, num valor de 150 milhões de dólares. O Brasil é o maior exportador, produtor e consumidor mundial de sementes de capins tropicais. As principais regiões produtoras são Auriflama, Cássia dos Cocais e Ribeirão Preto (SP); Rio Verde - GO; Prata, Tupaciguara e Unaí - MG; Camapuã - MS; Rondonópolis - MT e Luiz Eduardo Magalhães - BA.

A oficina de trabalho tem a parceria do Escritório de Negócios de Campinas da Embrapa Transferência de Tecnologia, da Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras Tropicais (Unipast), da Associação Brasileira de Produtores de Sementes e Mudas (Abrasem), e a participação da Embrapa Cerrados (Brasília - DF), Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos - SP), Embrapa Solos (Rio de Janeiro - RJ) e Embrapa Suínos e Aves (Concórdia - SC).

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Vera Scholze Borges e Jorge Reti)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.