Panorama
 
 
 
 

PESQUISADORES DO INSTITUTO BALEIA JUBARTE REALIZAM EXPEDIÇÃO NO SUDESTE

Panorama Ambiental
Praia do Forte (BA) – Brasil
Novembro de 2005

(01.11.05) - Pesquisadores do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), organização não governamental responsável pela proteção da espécie no Brasil, em parceria com o Ibama, iniciam hoje a segunda etapa da Expedição Cetáceos do Sudeste. O objetivo é estudar as baleias jubarte durante sua migração ao longo da costa dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O ponto de partida da expedição será o município de Caravelas, no extremo sul da Bahia, sede nacional do instituto e o ponto final será em Parati, no Rio de Janeiro. A diretora do Instituto Baleia Jubarte, bióloga Márcia Engel, explicou que os técnicos irão realizar estudos de fotoidentificação (identificar individualmente cada animal), coletar amostras de pele e gordura para análises genéticas e de contaminantes, além de registrar a ocorrência de outros cetáceos na região. Também serão realizadas documentação fotográfica e filmagem da fauna marinha em plataformas submersas em Linhares e nas ilhas de Guarapari (ES) e na Região dos Lagos, Ilhas Cagarras e Ilha Grande (RJ).

A expedição científica terá duas fases, sendo a primeira de Caravelas até Parati (RJ), prevista para ser realizada entre os dias 1° e 20 de novembro, e a segunda, de Parati a Caravelas, no período de 21 a 30. Os pesquisadores, divididos em duas equipes de sete pessoas, irão passar por Vitória, Macaé, Cabo Frio, Rio de Janeiro e Ilha Grande. Serão convidados a participar de parte da expedição, pesquisadores de instituições que trabalham com cetáceos ao longo da rota.

A expedição é fruto de uma parceria entre o CENPES - Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo M. de Mello da Petrobrás e o IBJ. De acordo com o coordenador de Pesquisas do Instituto Baleia Jubarte, médico veterinário Milton Marcondes, o crescimento da população de baleias jubarte em águas brasileiras e os diversos impactos resultantes da interação com o ser humano, tornam necessários a realização de estudos sobre a população de baleias jubarte em outros pontos da costa.

A primeira etapa da Expedição Cetáceos do Sudeste foi realizada entre os dias 6 e 26 de junho, e a rota foi de Santos (SP) a Vitória (ES). Milton informou que durante a primeira etapa da expedição foram observadas nove espécies de cetáceos.

Mais informações: Márcia Engel - diretora geral do Instituto Baleia Jubarte (IBJ)- marcia.engel@baleiajubarte.com.br ; 71) 3676-1463 e 8127-8964 - Enrico Marcovaldi - coordenador regional do IBJ - base Praia do Forte - enrico.marcovaldi@baleiajubarte.com.br ; 71) 3676-1463 e 8127- 8983

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Lara Preussler)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.