Panorama
 
 
 
 

PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS É DISCUTIDO NA SEMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

04/11/2005 - A Comissão Tripartite do Rio Grande do Sul promoveu nesta sexta-feira (04) uma reunião sobre o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais do Ministério do Meio Ambiente. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e contou com uma apresentação do Programa feita pela técnica do MMA Virgínia Muzzel.

O objetivo do projeto é fortalecer o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), promovendo o desenvolvimento de mecanismos para a gestão ambiental compartilhada, integrando e aproximando o trabalho dos três níveis de governo. programa está sendo apresentado aos Estados e já firmou dois convênios, com Espírito Santo e Bahia. As parcerias nos três níveis implicam num repasse de recursos do governo federal para material didático e pagamento de instrutores, e contrapartidas dos estados e municípios. De acordo com Muzzel, “só o desenvolvimento local pode fazer com que a gestão ambiental seja realmente compartilhada. É importante respeitar atores e ações já instituídas, e trabalhar com linguagem e conteúdos adequados a cada região”.

A Sema apresentou a experiência do Sistema Integrado de Gestão Ambiental – SIGA-RS, que promove a descentralização da gestão ambiental do Estado mediante a habilitação de gestores ambientais nos Municípios e a regionalização dos órgãos estaduais voltados ao meio ambiente. O coordenador do Sistema, Niro Afonso Pieper, enfatizou que são 118 os municípios habilitados pelo Consema para a capacitação, atingindo 54% da população gaúcha. Apenas em 2005, mais de 400 técnicos foram capacitados.

A experiência do Siga deve servir de base complementar para um convênio com o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais no Estado. Enquanto este tem seu foco no fortalecimento do Sisnama, o Siga está voltado especialmente para o licenciamento ambiental de impacto local.

Uma nova reunião foi marcada, entre as entidades presentes, para criar um Grupo de Planejamento do Programa no RS. No próximo encontro, agendado para 11 de novembro às 9 h no auditório da Sema, devem ser definidos, entre outros assuntos, um cronograma de ações e o órgão executor – com quem o MMA firmará o convênio. No evento de hoje, tanto a Sema, através de Pieper, quanto a Famurs, através do presidente da Comissão Tripartite, Valtemir Goldmeier, candidataram-se à função.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.