Panorama
 
 
 
 

SEMA INICIA RECADASTRAMENTO DOS PESCADORES PROFISSIONAIS

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Novembro de 2005

04/11/2005 – Após o levantamento realizado pela força-tarefa “Operação Cardume” que culminou na suspensão de 1,7 mil nomes da lista de pescadores profissionais da Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), teve início ontem (3) o recadastramento de todas as pessoas que têm na pesca sua única atividade e fonte de renda, como determina a legislação. Pelos números da Sema são 1.284 pescadores aptos ao exercício da profissão e que agora têm o prazo de 30 dias para preencherem um formulário de quatro páginas que abrange todos os aspectos sócio-econômico do indivíduo.

Além de preencher o formulário, o pescador precisa apresentar os seguintes documentos: declaração de exercício profissional de pescador emitida pela Sema, certidões negativas ou declarações da Delegacia Regional do Trabalho, Prefeitura da cidade em que reside (enquadrando-o como profissional autônomo ou comerciário) e certidão da Junta Comercial provando que não tem empresa em seu nome, declaração de isento do Imposto de Renda, certidão negativa ou declaração de que não é beneficiário do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), cópia da autorização ambiental para pesca comercial da Sema, comprovante de residência atualizado, cópias do CPF, RG, carteira da Seap e foto recente.

Todos esses documentos, junto com o formulário devidamente preenchido, devem ser entregues até o dia 3 de dezembro diretamente na Superintendência de Pesca, no Parque dos Poderes, em uma das agências do Imap (Instituto de Meio Ambiente Pantanal) localizadas nas cidades de Aquidauana, Corumbá, Dourados, Coxim, Bonito e Três Lagoas, ou ainda nas unidades da Polícia Militar Ambiental. Também nesses locais os pescadores podem ser retirados os formulários para preenchimento, bem como os modelos das declarações solicitadas.

De posse dessas informações o governo do Estado tem os subsídios necessários para monitorar a atividade e desenvolver projetos e ações que visem a melhoria nas condições de vida das famílias de pescadores. Nos próximos dias chegará à residência de cada pescador um comunicado convocando-o a fazer o recadastramento para continuar exercendo a profissão. O superintendente de Pesca da Sema, Thomaz Lipparelli, lembra que os estoques pesqueiros do Estado sofreram brusca redução nos últimos anos, o que interfere na renda e na qualidade de vida dos verdadeiros pescadores, que sobrevivem exclusivamente da pesca.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.