Panorama
 
 
 
 

SEMINÁRIO SOBRE ANÁLISE DA ÁGUA TEM MAIS SETE PALESTRAS

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Novembro de 2005

04/11/2005 – Mais sete palestras encerram, hoje, o 3º Seminário Regional de Acreditação (credenciamento) de Laboratórios, que acontece desde ontem no auditório do Sebrae, em Campo Grande. O diretor-presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), José Machado, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira e o diretor-presidente do Imap (Instituto de Meio Ambiente Pantanal), Cid Rôner, participaram da abertura do evento, que reúne técnicos da ABNT, Inmetro, ANA e representantes de 66 entidades e instituições da área dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas e Pernambuco.

Ontem, primeiro dia do evento, aconteceram cinco palestras. Hoje pela manhã fala a assessora especial da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia, Lea Cortier de Freitas, sobre Ações de Fomento na Área de Tecnologia Industrial Básica e sua Aplicação na Área de Recursos Hídricos; em seguida o diretor técnico do Instituto de Tecnologia do Sergipe aborda a Acreditação de Laboratórios, Desafio ou Realidade?

Após um pequeno intervalo, ainda pela manhã do dia 4, mais duas palestras: Dificuldades Técnicas no Processo de Gestão da Qualidade Analítica, com o gerente técnico da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), Ademar de Bernal Baldi, e Contagem de Cianobactérias – Proposta de um Guia de Referência, com a representante do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Lívia Fernanda Agujaro.

Na parte da tarde outros três palestrantes: Luzia Cristina Rodrigues, do Laboratório de Análises Minerais, falará sobre Água Mineral – Parâmetros Analisados; Fernando Antônio Bauab, da Medusa Biológica e Ambiental, que abordará Bioindicadores da Qualidade da Água – Quelônios, e o técnico do Imap Luis Mário Ferreira, coordenador do Centro de Controle Ambiental, sobre A Qualidade das Águas Superficiais no Mato Grosso do Sul. O encerramento do evento está previsto para as 17 horas.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.