Panorama
 
 
 
 

SERVIDORES DO IBAMA/RN PARTICIPAM DO PROJETO FORMAR

Panorama Ambiental
Natal (RN) – Brasil
Novembro de 2005

(01/11/05) - Começa agora em novembro, na sede da Gerência Executiva do Ibama/RN, o primeiro período do Projeto Formar, um trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e dos Desportos (Secd). Cada período terá de duas a três disciplinas. A primeira turma irá reunir 30 alunos do interior e da capital, 18 no ensino médio e 12 no fundamental. As aulas serão de segunda a quinta-feira, das 16 às 18 horas.

O gerente-executivo do Ibama/RN, Alvamar Queiroz, vai ministrar a aula inaugural deste Projeto, que tem o objetivo de oferecer cursos equivalentes aos níveis de ensino fundamental e médio, uma forma de ajudar os servidores a completar ou a reciclar conteúdos que podem ser demandados no dia a dia de suas atividades profissionais, hoje ou no futuro. Ao final, os servidores receberão certificados de conclusão. Além disso, como benefício, "os alunos terão carteira de estudante porque serão considerados matriculados numa escola estadual que já existe", informa a supervisora da Secretaria da Educação, Leia Andrade Rodrigues.

O "Formar" teve origem no Programa de Formação na Área de Enfermagem (Profae), que depois se desenvolveu para todos os profissionais que trabalham na área da Saúde e já é realizado há vários meses com os servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Neste trabalho coordenado pela servidora Ilza da Cunha de Assis, do Núcleo de Recursos Humanos, o Ibama/RN irá contar com professores voluntários para as aulas do ensino médio e professores estagiários encaminhados pela Secd, que providenciou o treinamento dos professores escalados para o projeto – serão 80 horas em cinco fins de semana, no Centro Administrativo de Natal. A mesma Secretaria fará, ainda, um acompanhamento de todos os cursos no sentido de integrar as aulas "à dinâmica das disciplinas obrigatórias (português, biologia, história, geografia, física, matemática, química e inglês) e também trabalhar o planejamento das avaliações", conta a supervisora Léia.

Os professores voluntários do Ibama/RN são Claudius Monte de Sena, Evalto Pereira do Nascimento, George Lécio Xavier Damasceno, Homero Henrique Rocha de Medeiros, Mário Gomes, Paulo Roberto Fernandes de Medeiros, Rinaldo José de Freitas e Uriel Carlos Ferreira Oliveira.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Claudia A. Silva)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.