Panorama
 
 
 
 

AMAPÁ SE MOBILIZA PARA A II CONFERÊNCIA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Macapá (AP) – Brasil
Novembro de 2005

(09/11/05) – Inicia hoje uma série de conferências regionais que pretende articular e mobilizar, em nível local, os diversos setores da sociedade que atuam na área ambiental. A atividade encerrará no dia 21 de novembro e integra os preparativos para a Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema) do Estado do Amapá, que será realizada no período de 24 a 26 de novembro, em Macapá.

Envolvendo os dezesseis municípios do estado, divididos em nove microrregiões, as conferências preparatórias promoverão o debate de temas ambientais a partir da realidade local, reunindo representantes de organizações da sociedade civil, poder público, entidades empresarias e trabalhistas. Além disso, em cada encontro serão disponibilizadas informações sobre a segunda Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), com distribuição do regulamento e texto-base. Durante as regionais, os participantes poderão apresentar emendas às propostas da etapa nacional e formular propostas referentes aos cinco grupos temáticos – Biodiversidade e Florestas; Água e Recursos Hídricos; Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos; Instrumentos de Desenvolvimento Sustentável no Território e; Fortalecimento do Sisnama e Controle Social -, a serem debatidas durante a etapa estadual.

As regionais contarão ainda com a participação de representantes da Comissão Nacional de Energia Nuclear, que apresentarão subsídios e informações sobre saúde ambiental em áreas de garimpo, que contribuirão na elaboração e apresentação de propostas e emendas.

Os encontros regionais terão como facilitadores os integrantes da Comissão Organizadora Estadual (COE), composta por representantes de dezoito instituições públicas e organizações não governamentais (ONG´s). Em conjunto com o Ibama, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e a Prefeitura Municipal de Macapá, a COE é responsável pela articulação e mobilização local para realização da CEMA/AP, etapa preparatória à conferência nacional que ocorrerá de 10 a 13 de dezembro, em Brasília. Durante os encontros, os facilitadores apresentarão ainda a proposta metodológica da conferência e os critérios para escolha dos trinta delegados e delegadas que representarão o Amapá na etapa nacional.

Definidos pela organização nacional, os critérios para escolha da delegação deverão respeitar a proporcionalidade de gênero, com até 30% das vagas, que estão assim definidas: até 50% serão preenchidas por representantes de ONG´s, movimentos sociais e sindicatos de trabalhadores; até 30% para representantes do setor empresarial, sendo que caberá ao setor governamental até 20% das vagas disponibilizadas para o Amapá, de acordo com a população do Estado. A cada dez pessoas credenciadas participando da etapa estadual, será eleito um delegado ou delegada para a conferência nacional.

Em Macapá, a abertura da conferência estadual acontecerá a partir das 17h do dia 24 de novembro, no Teatro do SESI, e os debates ocorrerão nas dependências do Centro de Referência Educacional para o Desenvolvimento Sustentável (CRDS), nos dias 25 e 26 de novembro. O credenciamento ocorrerá no primeiro dia, aberto à participação de todos os segmentos sociais - indígenas, quilombolas, organizações ambientalistas e sindicais, movimentos sociais e comunidades tradicionais, setor empresarial, comunidade científica e poder público - interessados na construção de alternativas para a gestão ambiental no país, baseada no diálogo e apresentação de propostas para o fortalecimento da “Política Ambiental Integrada e o Uso Sustentável dos Recursos Naturais”, tema da II CNMA, tanto para os Estados quanto para a União.

Para obter maiores informações e materiais sobre a Cema/AP, os interessados devem procurar o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ibama/AP ou ligar para (96) 3214 1124 ou 1000. Outras informações disponíveis no http://www.mma.gov.br/conferencianacional ou pelo (61) 4009 1500 ou 1193.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.