Panorama
 
 
 
 

ATIVISTAS DO GREENPEACE SÃO ATACADOS NAS FILIPINAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2005

10/11/2005 - Ativistas e voluntários do Greenpeace foram covardemente agredidos pela segurança de uma usina termelétrica a carvão nas Filipinas durante protesto pacífico contra o uso de energia causadora do aquecimento global. Os manifestantes foram atingidos com pedras, tiros e canos, e cinco deles tiveram que ser levados ao hospital.

A segurança da usina disparou tiros contra pessoas desarmadas, que protestavam apenas com faixas e cartazes.
O voluntário alemão Jens Loewe, 36, foi atingido com canos de metal. Os filipinos Janine Mercado, Tomás Leonor, Pam Palma, e a neo-zelandeza Debra Gay Pristor receberam pedradas e também tiveram que ser atendidos. O Greenpeace condenou veementemente o ataque.
“Estamos desapontados pela atuação da equipe de segurança da usina filipina.
O carvão é o culpado aqui, não as pessoas que protestam pacificamente”, afirmou o coordenador da campanha de Energia do Sudeste Asiático, Red Constantino.

Doze ativistas e voluntários do Greenpeace foram detidos, e poderão responder a processo. “Estamos respondendo por termos cinco de nossos ativistas feridos em manifestação pacífica pela segurança da usina de Mansiloc”, protestou Constantino.
“Estamos decepcionados pela segurança da usina preferir proteger os interesses de uma empresa que causa danos às pessoas e ao meio ambiente.

Depois do ataque, o Greenpeace está mais determinado do que nunca a levar à população do sudeste asiático a mensagem do Tour Revolução de Energia na Ásia. A mensagem da campanha é lutar contra as mudanças climáticas e pedir a utilização de fontes limpas de energia na região.

 
 
Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.