Panorama
 
 
 
 

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE INSTALAÇÃO DE USINA EM DOURADOS

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Novembro de 2005

10/11/2005 – O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira, participa de uma audiência pública, hoje, às 17 horas, na Câmara Municipal de Dourados, para discutir a instalação da usina de álcool e açúcar em Dourados. O projeto ambiental para instalação da usina terá um investimento previsto de R$ 150 milhões e capacidade para transformar três milhões de toneladas de cana em 4,5 milhões de sacas de açúcar e 100 milhões de litros de álcool a cada safra.

A usina faz parte do Grupo Unialcool, entre as marcas mais conhecidas do grupo estão as de açúcar União, Cristalçúcar, álcool Coperalcool e Unialcool. O superintendente do Grupo, Joel Soares, disse que a empresa já opera em Mato Grosso do Sul, com uma usina em Aparecida do Taboado desde 2001 e na safra passada produziu 82 milhões de litros de álcool. A usina de Dourados terá como parceiro o empresário Celso dal Lago que planeja o plantio de 30 mil hectares de cana para suprir a demanda.

A intenção é iniciar a produção em 2007. Para tanto, o primeiro passo é obter o licenciamento ambiental. As pastas contendo milhares de páginas do projeto de Eia/arrima foram entregues ao secretário José Elias e ao diretor-presidente do Imap Cid Rôner com um pedido de atenção especial para que a análise se faça o mais breve possível a fim de não atrasar o cronograma das obras.

José Elias lembrou que a determinação do governador Zeca do PT é priorizar os investimentos que gerem empregos. “E eu, sendo de Dourados, tenho motivo a mais para querer a agilidade desse processo”, completou. “A Secretaria fica satisfeita em estar ajudando o município de Dourados e a administração do prefeito Tetila a produzir riquezas e resolver o problema do desemprego.”

Essa é a primeira usina a submeter um projeto ambiental à apreciação da Sema. Antes não havia essa exigência. O secretário José Elias garantiu que os técnicos trabalharão com a celeridade necessária, mas com todo rigor, e pediu que a empresa indique um profissional para acompanhar o processo e providenciar eventuais pendências.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.