Panorama
 
 
 
 

CAMPANHA DA ANA FAZ MEDIÇÕES DE VAZÕES NO AMAZONAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

11/11/2005 - Técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) estarão em pontos estratégicos do rio Amazonas, a partir de segunda-feira (14/11), para verificar a vazão do rio e estudar as alterações no nível da água neste período do ano. Coletas de amostras de sedimentos, medições de vazão e verificações dos níveis do rio serão feitas pelos técnicos nas proximidades da cidade de Manacapuru, onde a ANA tem uma estação hidrométrica. Seguem pelo Amazonas até Parintins , Obidos e Santarém.

O estudo faz parte do projeto Hidrologia da Bacia Amazônica (zHIBAM), trabalho científico internacional que envolve pesquisadores e técnicos do Brasil, Equador, Bolívia e França, para estudar a hidrologia e a geoquímica da Bacia Amazônica. Segundo estimativas dos pesquisadores, parte dos sedimentos gerados na bacia se acumula ao longo do rio e não escoam até a foz.

As áreas de várzeas foram escolhidas para centralizar a coleta de material no trabalho do grupo. Precisamos entender a interação do rio Amazonas com as várzeas para, com estes dados, conseguir traçar as diferentes alterações do rio durante o ano , afirma Eurides Oliveira, da Agência Nacional de Águas. Ele explica ainda que as várzeas são muito afetadas pelas secas, como esta que ocorreu recentemente na região amazônica.

Em parceria com o grupo de pesquisadores franceses, a ANA estará também testando uma nova metodologia, a altimetria espacial, que permite o monitoramento das vazões com a ajuda de satélites. De acordo com Naziano Pantoja Filizola, da Universidade do Amazonas, um dos pesquisadores do grupo, a campanha vai testar a tecnologia Doppler para calcular fluxos de matéria em suspensão no rio Solimões.

A bacia Amazônica, com aproximadamente 6.100.000 km² é a maior bacia hidrográfica do planeta. Com dimensões continentais, está situada na zona inter-tropical, recebendo precipitações médias anuais de 2.460mm. A descarga líquida média é estimada em 209.000m³/s. O aporte médio de sólidos em suspensão e do Rio Amazonas ao Oceano é estimado em cerca de 600 milhões de toneladas por ano.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.