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CNIA PREPARA PLANO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS DO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

(09/11/05) – A Diretoria de Gestão Estratégica, através do Centro Nacional de Informação, Tecnologias Ambientais e Editoração – CNIA, está implementando metodologia de organização e guarda de documentos. O diagnóstico do levantamento da situação atual dos documentos do Ibama, levantou problemas e apontou propostas para adequar a gestão de documentos aos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Arquivos, Conarq.

De acordo com o diagnóstico, no Ibama existem vários depósitos de documentos que não possuem climatização e iluminação adequadas ou detecção de incêndio e também não há padronização nos métodos de arquivamento. Para a consultora Andresa de Moraes e Castro, a forma como o Ibama vem tratando seus documentos, ao longo dos anos, deve ser alterada. Segundo ela, “não houve critérios adequados nos métodos adotados para se desfazer dos papéis”, por exemplo.

Na etapa atual dos trabalhos estão sendo elaborados a Tabela de Temporalidade que determina o tempo de vida do documento dentro do arquivo corrente e intermediário, e define aqueles que permanecerão no arquivo histórico, o Plano de Classificação usado para codificar e classificar assuntos e por fim o Plano de Gestão de Documentos do Ibama.

Uma portaria está sendo editada para a criação da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos conforme determina o Conarq. É dever do poder público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação é o que diz a lei nº8.159/1991 que dispõe sobre a política nacional de arquivos.

A implantação do Plano de Gestão de Documentos requererá o envolvimento de todas as diretorias, centros e gerências executivas do Ibama. O Coordenador do CNIA, José Ximenes, observou que “o servidor do Ibama tem interesse nos processos de modernização da máquina pública e certamente estarão dispostos a colaborar”.

A produção, tramitação, avaliação e arquivamento adequados dos documentos públicos é uma questão de cidadania, por isso mesmo, é assunto de interesse de todos. Neles está registrada a história em suas mais variadas vertentes e, além disso, os arquivos bem geridos trazem eficácia aos procedimentos no cotidiano das instituições.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

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