Panorama
 
 
 
 

DINHEIRO QUE CHESF REPASSA AO GOVERNO PELO USO DAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO PAGA JUROS DA DÍVIDA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Novembro de 2005

12/11/2005 - A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) repassou este ano R$ 137,6 milhões para os cofres do Tesouro Nacional como compensação financeira pela utilização de recursos hídricos da bacia do São Francisco. A informação é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O valor é seis vezes menor que o lucro líquido que a estatal espera obter no ano: R$ 830 milhões.

O coordenador do Programa de Revitalização do Rio São Francisco no Ministério do Meio Ambiente Mauricio Laxe explica que o dinheiro repassado pela companhia ao governo não é utilizado em programas ambientais de preservação e revitalização. "A Chesf paga compensações financeiras pelo uso da água do São Francisco. Este dinheiro, que vai para a conta única do governo, fica contigenciado no Ministério da Fazenda porque servirá para aumentar o superávit primário. Não temos garantia de que este recurso será usado na revitalização porque não há vínculo obrigatório para isso", destaca. O superávit primário é o dinheiro que o governo economiza para pagar juros da dívida pública.

Laxe ressalva que um projeto de emenda à Constituição sobre o tema tramita no Congresso Nacional. A proposta prevê que toda verba arrecadada em compensações pelo uso de recursos naturais seja efetivamente utilizada em programas ambientais. "O projeto destina, inclusive, uma porcentagem do Imposto de Renda para a revitalização da bacia do São Francisco", assegura.

A assessoria de imprensa da Chesf afirma que a estatal também adota outros tipos de reparação aos danos ambientais decorrentes de seus empreendimentos. Como exemplos, a assessoria destaca programas de preservação do Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, e o Parque Nacional da Serra das Confusões, no Piauí. As duas reservas fazem parte da área incluída no sistema de transmissão da Chesf, que abrange os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A empresa não divulga, entretanto, o montante investido nesses casos.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Lilian de Macedo

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.