Panorama
 
 
 
 

EFEITO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS SOBRE DOENÇAS DE PLANTAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

10/11/2005 - Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estão elaborando mapas de distribuição geográfica de doenças e pragas do café em cenários futuros resultantes do aquecimento climático global.

Com dados dos últimos 30 anos, usando um modelo de simulação, foram obtidos mapas para o cenário atual, e estes foram comparados com os mapas projetados para os cenários futuros, em uma visão mais otimista e outro em visão mais pessimista e foi constatado que haverá uma maior incidência de bicho-mineiro-do-cafeeiro. Quanto mais a atmosfera está aquecida, mais aumenta a geração dessa praga.

Raquel Ghini, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente responsável pela pesquisa, esclarece que a idéia é trabalhar com outras doenças do café e também com outras culturas importantes para exportação.

Será possível também elaborar estratégias para a agricultura se proteger das pragas que podem se manifestar daqui a alguns anos. Pode-se simular cenários e estudar as estratégias mais eficientes.

Doenças que hoje não são consideradas importantes podem se desenvolver em outras condições climáticas e, sabendo com antecedência, a Embrapa pode desenvolver variedades resistentes e outros métodos de controle.

O mesmo trabalho foi realizado com nematóides do cafeeiro e os mapas obtidos também evidenciaram que poderá haver aumento da doença causada por esses microrganismos.

Em outro projeto de pesquisa, que também tem por finalidade estudar os efeitos das mudanças climáticas globais sobre as doenças de plantas, foram construídas estufas de topo aberto para injeção de CO2 para simular alterações atmosféricas e seus efeitos na ocorrência de doenças.

Com isso, serão avaliados parâmetros epidemiológicos, o ciclo e a ocorrência das doenças, como oídio da soja, brusone do arroz, ferrugem do cafeeiro e do feijoeiro.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cristina Tordin)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.